
Uma nova classe de exoplaneta muito diferente da nossa, mas que poderia suportar vida, foi identificada pelos astrónomos, o que poderia acelerar muito a procura por vida fora do nosso Sistema Solar.
Uma nova classe de exoplaneta muito diferente da nossa, mas que poderia suportar vida, foi identificada pelos astrónomos, o que poderia acelerar muito a procura por vida fora do nosso Sistema Solar.
Um terço de todos os afegãos enfrentam o que as Nações Unidas chamam de níveis de crise de insegurança alimentar. Devido à luta, grande parte da população não conseguiu cultivar a terra a tempo, atravessando agora um período de insuficiência alimentar.
Um estudo divulgado pela SCIDEV revela que na Riviera Maya foram encontrados, no mar, restos de protetores solares. Estima-se que são libertadas mais de 200 toneladas anuais destas substâncias nocivas para a vida de organismos marinhos.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a América Latina sentirá abruptamente os efeitos das alterações climáticas.Tudo pode piorar se a emissão de gases com efeito de estufa não puder ser interrompida com urgência.
A tempestade tropical Grace atingiu o Haiti com ventos fortes e chuvas torrenciais, que agravaram os estragos causados pelo sismo do passado sábado. Há milhares de pessoas desalojadas, mais de 1900 mortos e cerca de 7000 feridos. Saiba tudo aqui!
A região russa de Yakutia está a sentir os efeitos destrutivos do aquecimento global, com ondas de calor intensas, incêndios frequentes e degelo do permafrost. Confira as últimas imagens dos incêndios florestais avassaladores que estão a afetar esta região.
Uma lagoa na região sul da Patagónia, na Argentina, mudou de cor naquele que pode ser considerado um fenómeno impressionante, mas igualmente preocupante. Saiba o porquê aqui!
Uma parte da Europa está a viver um verão atípico, com tempestades a causarem graves inundações e mortes nas partes ocidental e central do velho continente. Saiba mais aqui!
Atualmente o mundo enfrenta uma escassez de areia? A princípio pode soar como uma pergunta peculiar, pois afinal a areia cobre vastas extensões de praias e desertos por todo o mundo, no entanto, esta parece estar limitada. Saiba tudo aqui!
Os passadiços estão a multiplicar-se por todo o país, contudo a maioria dos passadiços construídos em Portugal podem ser um interessante equipamento de recreio, mas não são um equipamento de conservação da natureza e educação ambiental, nem um bom exemplo de intervenção do território.
Ao longo dos últimos anos, Portugal não tem conseguido travar os incêndios florestais, tanto no que diz respeito ao número de ocorrências como no que se refere à dimensão das áreas ardidas, sobretudo durante o período estival, quando dominam temperaturas elevadas. Saiba mais aqui!
A vespa asiática começou por se fixar, em 2011, no norte de Portugal, mas atualmente já existe registo da sua presença por todo o país. Esta espécie invasora representa uma ameaça crescente tanto para as abelhas, como para os humanos. Saiba mais aqui!
Coloridas, graciosas e até um pouco místicas, as borboletas são indiscutivelmente uma das criaturas mais bonitas do planeta. Elas são temas de histórias, canções e artes visuais. Mas estes seres alados não existem apenas para chamar a nossa atenção com as suas cores vibrantes.
O nível do mar tem vindo a subir mais rapidamente nos últimos anos. E isto é apenas o inicio de uma tendência que vai mudar dramaticamente grande parte da nossa costa. Quanto tempo ainda temos para arranjar uma solução? Como nos podemos defender do mar?
Uma pérola ecológica brilha no coração da Europa, uma ilha selvagem em plena paisagem criada pelo Homem. Mas esta não é uma reserva natural qualquer. Com origem numa área de águas residuais, tornou-se essencial para as aves migratórias de África, da Ásia e da Europa.
Depois do eclipse lunar com a “Lua Rosa” em maio, teremos em junho um eclipse solar com um “anel de fogo” no céu. O mês também terá caminhadas espaciais para "upgrades" na Estação Espacial Internacional (ISS), vários lançamentos de foguetes e conjunções da Lua com três planetas.
Por todo o mundo as ondas de calor reclamam mais vidas do que qualquer outra situação meteorológica de risco extremo. É considerado um dos desastres mais letais da mãe natureza.
A Terra vista do espaço é o único planeta no universo com água à superfície. A água foi aquilo que possibilitou a civilização e a vida, mas os padrões de água na Terra estão a mudar. Já ninguém tem a certeza de onde virá a água de amanhã.
Maio é considerado o mês do coração e sendo este a máquina que faz o nosso corpo funcionar é imprescindível estar atento aos seus sinais de fraqueza, pois quase sem se aperceber, é continuamente afetado e influenciado no seu dia-a-dia pelas condições climáticas, tornando-se vulnerável.
Os especialistas alertam que as alterações climáticas podem transformar a Amazónia numa savana, o que terá consequências dramáticas para os seres humanos e para espécies que dependem desses habitats.