
Um grupo de investigadores procurou descobrir se a estação do ano pode influenciar a pior cognição em adultos saudáveis, bem como aqueles com demência. Saiba mais aqui!
Um grupo de investigadores procurou descobrir se a estação do ano pode influenciar a pior cognição em adultos saudáveis, bem como aqueles com demência. Saiba mais aqui!
A greve climática já começou. Equipas científicas e académicas de todo o mundo, mobilizados pela Scientist Rebellion, resistem à inação dos governos diante da crise climática e manifestam-se de forma não violenta. Saiba mais aqui!
Se gosta do Espaço, veja aqui algumas das melhores fotografias do português Miguel Claro, um astrofotógrafo profissional que capta as maravilhas do Universo.
As viagens espaciais são complicadas por vários motivos e a falta de oxigénio no Espaço é um dos maiores obstáculos, mas os cientistas podem ter encontrado uma forma dos humanos respirarem em Marte no futuro. A resposta pode estar nas bactérias.
A primavera em Portugal começa hoje, 20 de março, com a entrada no equinócio. A época mais florida do ano começa a colorir a paisagem de forma fabulosa, constituindo uma das mais belas estações que fazem parte do clima do nosso país. Saiba mais aqui!
Até mesmo a morte pode ser sustentável. Isto é o que promete a primeira empresa do mundo a disponibilizar a compostagem de seres humanos, como uma alternativa ao enterro ou à cremação. Uma versão ecológica que está a ganhar adeptos por todo o mundo. Saiba mais aqui!
A serenidade produzida por um lindo céu estrelado é apenas uma ilusão. Cada estrela é um "monstro" incandescente, e as azuis são as mais colossais. Saiba mais aqui!
Em 1973, o boom mundial do pós-guerra atingiu as rochas. Os produtores de petróleo restringiram a oferta, elevando os preços. Atualmente esta história repete-se à medida que a invasão russa na Ucrânia se desenrola. Mas porque será que isto acontece?
Um mundo de robôs biológicos está apenas a um batimento cardíaco de distância. Músculos artificiais baseados em células cardíacas humanas foram usados para alimentar um peixe nadador por mais de três meses. Saiba mais aqui!
Uma recente descoberta da bióloga molecular, Federica Bertocchini, explica como é que o verme da cera mostra uma atitude extremamente ávida em relação à degradação do plástico em apenas 40 minutos.
São peças inexplicavelmente abandonadas em pleno deserto. É roupa descartada pelos Estados Unidos, pela Europa e Ásia, enviada para o Chile para ser revendida. Das 59 mil toneladas importadas todos os anos, grande parte não é vendida e acaba assim no lixo.
No mundo do efémero, poucos são os elementos que nos acompanham onde quer que vamos todos os dias. Contudo, algo que mal notamos é a nossa sombra. Será que pesamos mais quando a luz nos atinge? Será que a nossa sombra tem um peso calculável?
Estudos anteriores indicaram uma diminuição nos níveis de poluição do ar após a aplicação de medidas de confinamento durante a primeira vaga da pandemia de COVID-19. Saiba mais aqui!
Um novo estudo realizado por investigadores da Universidade de Bath, no Reino Unido, alerta para o perigo de que os jovens "se sintam traídos" pela inação dos governos perante a crise climática. Saiba mais aqui!
As populações de pássaros-sol de colarinho duplo da África Oriental estiveram isoladas umas das outras durante centenas de milhares, senão um milhão de anos, mas ainda assim parecem muito semelhantes. Embora quase indistinguíveis na plumagem, algumas destas linhagens de pássaros alteraram muito os seus cânticos, enquanto outras não. Saiba porquê!
De acordo com o Instituto Geofísico do Equador, na passada sexta-feira, dia 7 de janeiro, o vulcão Wolf entrou em erupção nas Ilhas Galápagos. Apesar das imagens chocantes, as autoridades garantem que não existe qualquer perigo para a população.
Prepare os binóculos pois este início de 2022 traz motivos para observar o céu noturno, com uma “chuva de estrelas” das Quadrântidas, tida como uma das melhores no hemisfério norte, com a duração de visibilidade do fenómeno a estender-se até ao dia 12 de janeiro.
Vistosas e exuberantes, assim são as plumas de erva-das-pampas (Cortaderia selloana). Muitas usadas para ornamentação escondem, no entanto, alguns perigos quer para a saúde pública quer para a biodiversidade. Saiba mais aqui!
As árvores morrem como resultado de danos severos, contudo, segundo um estudo da Scientific American, elas têm potencial para viver indefinidamente quando superam tempestades, secas, incêndios e muito mais.
De acordo com novas pesquisas, o degelo acelerado dos glaciares dos Himalaias ameaça o abastecimento de água de milhões de pessoas na Ásia. Saiba mais aqui!