A corrente oceânica do Ártico está mais rápida e mais turbulenta como resultado do rápido degelo, mostra um novo estudo da NASA. O que está a acontecer? Contamos-lhe mais aqui!
A corrente oceânica do Ártico está mais rápida e mais turbulenta como resultado do rápido degelo, mostra um novo estudo da NASA. O que está a acontecer? Contamos-lhe mais aqui!
Como fora previsto, a tempestade Dennis está a afetar o Reino Unido e outros países do Norte da Europa. Já foram emitidos mais de 250 avisos de inundação. Não perca as imagens!
Uma combinação de alterações climáticas e pressão da atividade humana local está a causar um colapso na biodiversidade global e nos ecossistemas tropicais, mostra uma nova investigação. Saiba mais aqui.
O novo vírus oriundo de Wuhan, na China, que já fez 170 mortos, pode ter sido transportado por este réptil segundo uma análise genética. Mais detalhes aqui!
A contínua crise de incêndios florestais na Austrália, causou um enorme prejuízo à vida selvagem, com um grande número de mamíferos, aves, répteis, insetos e outras espécies mortas. Contamos-lhe mais aqui.
Cientistas usam satélites para monitorizar a desflorestação que acontece há várias décadas nesta floresta. Este tempo é suficiente para observar algumas mudanças notáveis no ritmo e no local da limpeza. Contamos-lhe os detalhes aqui!
Cientistas suspeitam que o degelo da Gronelândia e as chuvas excessivas possam interferir na corrente oceânica do Atlântico Norte. Este fenómeno pode trazer mais alterações a nível climático e afetar a Europa. Saiba mais aqui.
Desde a primeira imagem de um buraco negro, até uma investigação detalhada do gelo marinho do Ártico, estes são dos melhores momentos da Ciência em 2019. (Re)veja-os aqui!
Os últimos glaciares existentes entre os Himalaias e os Andes poderão desaparecer na próxima década, devido às alterações climáticas, segundo um novo estudo. Contamos-lhe mais detalhes aqui.
A véspera de Natal no Arquipélago dos Açores foi marcada pela presença de uma baixa pressão atmosférica que descarregou chuvas torrenciais. As ilhas tiveram danos em estradas, casas e inundações. Não perca aqui as imagens!
Nestes últimos dias, Portugal e Espanha foram afetados por duas tempestades, a Elsa e o Fabien. Estas trouxeram muita chuva e vento que fez com que muitos rios transbordassem. Veja aqui as imagens!
Para além dos centros de alta e baixa pressão, existem outros mecanismos pertencentes à circulação geral da atmosfera, que interferem com os estados de tempo ao longo das estações do ano. Descubra mais aqui.
O sistema da circulação geral da nossa atmosfera é composto por centros de altas e baixas pressões. Estes podem trazer tempo estável ou tempo adverso, dependendo da pressão barométrica. Contamos-lhe mais aqui!
Atualmente existem algumas questões sobre engenharia climática. Este é um tema pouco falado ainda, mas aqui poderá perceber melhor qual é a base do mesmo. O que poderá isto trazer ao debate sobre as alterações climáticas?
Os grandes incêndios florestais podem emanar tanto calor para a atmosfera que acabam por formar o seu próprio sistema de tempestade. Saiba mais aqui!
O carbono (C) é um dos elementos mais abundantes do Universo, a seguir ao hidrogénio (H), ao Hélio (He) e ao oxigénio (O), e é o pilar da vida, tal como a conhecemos. Descubra mais aqui!
O fenómeno meteorológico "El Niño" poderá ocorrer brevemente na região do Pacífico. Investigadores de diversas universidades descobriram que é provável que haja um "El Niño" no final do ano de 2020. Saiba mais aqui!
O sistema climático tem ciclos de aquecimento e arrefecimento. O clima na Europa no Período Medieval entre o ano de 700 e 1300 foi, no geral, mais quente do que o atual. Contamos-lhe aqui!
O facto de algumas plataformas geladas estarem a colapsar no Pólo Sul é preocupante e já causou diversos alarmismos. Porém, alguns investigadores do MIT afirmam que este processo não será tão desastroso como foi previsto. Contamos-lhe tudo aqui!
Foi registado em Outubro de 2019 que o buraco na camada de ozono diminuiu. Os cientistas da NASA e do NOAA afirmaram que esta é a maior diminuição desde 1982. Saiba todos os detalhes aqui!