Este ano está a caminho de ser o mais quente desde o início das medições. De acordo com os meteorologistas, há cerca de 50% a 75% de hipótese de 2020 bater o recorde registado há quatro anos atrás. Contamos-lhe mais aqui!
Este ano está a caminho de ser o mais quente desde o início das medições. De acordo com os meteorologistas, há cerca de 50% a 75% de hipótese de 2020 bater o recorde registado há quatro anos atrás. Contamos-lhe mais aqui!
Em 2020, as concentrações de ozono acima do Ártico atingiram um nível recorde no mês de março. Numa análise de observações por satélite, os cientistas descobriram que os níveis de ozono estratosférico atingiram o nível mais baixo no dia 12 desse mês. O que aconteceu? Contamos-lhe mais aqui!
Depois da estabilidade sentida no estado de tempo, durante esta semana, os episódios de tempo adverso voltaram e resultaram em muita chuva e trovoada. Veja aqui as imagens!
Desde a formação do planeta Terra há 4.6 mil milhões de anos, existem ciclos que aquecem e arrefecem o clima. O Quaternário, que começou há cerca de 2.6 milhões de anos, foi e é um período com diversas oscilações do clima. Descubra mais aqui!
Abril está a ser um mês de vários encontros astronómicos, com o alinhamento de vários planetas, bem como a altura em que está a ocorrer a chuva de meteoros Líridas. Saiba mais aqui connosco!
A semana arrancou com notórias diferenças na temperatura em diversos locais do país. Além disso, tem caído muita chuva, granizo e trovoada. Espreite aqui as impressionantes imagens da tempestade que está a atravessar Portugal!
Um investigador ambiental da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, elaborou um estudo cuja questão principal é se poderá existir uma ligação entre a alta taxa de mortalidade observada no norte da Itália e o nível de poluição do ar na mesma região. A resposta está abaixo!
Uma redução no ruído sísmico resultante das mudanças na atividade humana, é uma mais valia para o planeta, segundo dizem os geocientistas. O que está a acontecer? Contamos-lhe aqui!
Temperaturas baixas e um forte vórtice polar permitiram que os componentes químicos corroessem a camada protetora do ozono no Norte. Contamos-lhe mais aqui!
Uma massa de ar polar oriunda da Europa Central provocou descida acentuada das temperaturas, gerando nevões em várias localidades de Portugal continental. Confira aqui as imagens!
Um novo estudo revela que pequenas alterações na inclinação do eixo da Terra estão relacionadas com o fim das eras glaciares. Saiba mais aqui!
As Ilhas Malvinas estão sob risco de tsunamis causados por deslizamentos de terra submarinos, de acordo com uma nova investigação. Contamos-lhe aqui mais detalhes!
Uma massa de ar frio proveniente da Rússia atingiu Itália no início desta semana, chegando à região da Apúlia. O resultado foi uma descida acentuada das temperaturas, e consequente queda de neve. Veja mais aqui!
A primavera astronómica chegou e veio acompanhada por uma gota fria que trouxe alguma precipitação para o território português. No Algarve surgiram inundações. Veja as imagens!
Metade das praias do mundo poderá desaparecer até ao final deste século devido à erosão costeira, de acordo com um novo estudo liderado pelo Centro Comum de Pesquisa (CCP) da Comissão Europeia (CE). Saiba mais aqui!
Ontem, devido à queda abrupta da temperatura e à elevada altitude de alguns pontos do Norte e Centro do país, nevou. Veja aqui alguns vídeos e fotografias desta queda de neve!
Um novo projeto com o nome de 'Sun Cable', pretende fornecer à Austrália uma alternativa aos negócios de exportação de carvão e gás, e reduzir a sua dependência de exportação da China. Confira aqui os detalhes.
O aumento do nível do mar devido ao degelo na Antártida pode tornar-se um grande risco para a proteção costeira, mesmo a curto prazo, segundo os cientistas. Contamos-lhe mais detalhes aqui!
Uma tempestade de areia e vento obrigou os sete aeroportos do arquipélago das Canárias a serem fechados devido à pouca visibilidade, e todos os eventos planeados para as festas de Carnaval foram cancelados. Espreite aqui as imagens!
Um novo estudo financiado pela Fundação National Science realizado por investigadores da Universidade do Arizona, apresentou estimativas detalhadas sobre a extinção global devido às alterações climáticas até 2070. Saiba mais aqui!