Alterações climáticas significam mais chuva nas regiões asiáticas

Investigadores da Universidade Metropolitana de Tóquio fizeram um estudo que mostra de que forma as alterações climáticas irão atuar sobre o clima, nas regiões asiáticas das monções, utilizando uma simulação de alta resolução. Descubra mais aqui!

Monções, Índia.
"Monção" é a designação dada aos ventos sazonais, em geral associados à alternância entre a estação das chuvas e a estação seca.

O continente asiático abriga uma grande densidade populacional e as monções são os principais impulsionadores dos ciclos hídricos globais. Uma equipa de investigadores simulou a formação e a dissipação das nuvens e descobriu um aumento significativo da precipitação nas monções, com distúrbios tropicais, como tufões e vapor de água concentrado, a desempenharem papéis importantes.

À medida que o mundo se prepara para o impacto das alterações climáticas, é mais vital do que nunca ter uma noção precisa e detalhada de como exatamente o clima poderá mudar. Isto aplica-se intrinsecamente às regiões asiáticas, onde grandes quantidades de precipitação anual as tornam uma parte importante para os ciclos globais de energia e água.

A precipitação aliada às monções é um motor importante para o ciclo hidrológico, a nível mundial.

Como lar de uma grande proporção da população mundial, as previsões locais detalhadas para a escala e natureza das monções e distúrbios tropicais como tufões/ciclones, têm o potencial de facilitar estratégias de mitigação de desastres e a elaboração de políticas importantes.

O estudo

A equipa, liderada pelo professor assistente Hiroshi Takahashi, da Universidade Metropolitana de Tóquio, procurou resolver a questão das previsões utilizando um modelo climático de alta resolução conhecido como Non-hydrostatic Icosahedral Atmospheric Model (NICAM), para estudar a evolução detalhada do clima nas regiões asiáticas das monções.

O mais relevante deste modelo é uma explicação da formação e dissipação de nuvens, com base em princípios físicos, que contabiliza os efeitos convectivos que originam as nuvens cumulonimbus e a consequente precipitação quando a pressão do ar diminui. Este nível de detalhe permitiu à equipa estudar os futuros padrões de precipitação, devido às monções asiáticas, com uma precisão sem precedentes.

Esta simulação, com uma amostra de dados de 30 anos, mostra níveis significativamente elevados de precipitação na “vala” das monções - uma área que abrange o norte da Índia, a península da Indochina e as partes ocidentais do Pacífico Norte.

É sabido que as alterações climáticas levam a mais precipitação, impulsionada principalmente por mais vapor de água na atmosfera. No entanto, as diferentes características de cada região significam que as mudanças estão longe de ser uniformes. Por exemplo, este estudo detetou mais ciclones no vale, o suficiente para explicar o aumento da precipitação. Em simultâneo com o aumento da precipitação, foram também encontradas tendências distintas no vapor de água na região das monções.

Além disso, a equipa concentrou-se no efeito da temperatura da superfície do mar. Estudos anteriores costumavam aplicar um aumento global e uniforme da temperatura mais as variações regionais causadas pelo El Niño. Com recurso a duas simulações diferentes, com variáveis distintas, foi possível concluir que, foi o aumento global da temperatura da superfície do mar que contribuiu de forma mais significativa para este aumento da precipitação.