À medida que os glaciares em todo o mundo diminuem devido às alterações climáticas, algumas comunidades enfrentam um novo problema: o súbito desaparecimento dos seus rios. Saiba mais aqui!
À medida que os glaciares em todo o mundo diminuem devido às alterações climáticas, algumas comunidades enfrentam um novo problema: o súbito desaparecimento dos seus rios. Saiba mais aqui!
As principais questões relativas ao Mar Vermelho incluem a sua idade e se este representa um caso especial na formação das bacias oceânicas, ou se evoluiu de forma semelhante a outras bacias oceânicas maiores. Saiba mais aqui!
Estudos feitos em 2018 mostraram que, sem o consumo de carne e laticínios, o uso global de terras agrícolas poderia ser reduzido em mais de 75% - uma área equivalente aos EUA, China, UE e Austrália combinados - e ainda alimentar o mundo. Saiba mais aqui!
O El Niño/Oscilação Sul (ENSO) tem uma profunda influência no clima e nos ecossistemas globais. Determinar como o ENSO responde ao aumento do efeito de estufa é uma questão crucial na ciência do clima. Saiba mais aqui!
A desaceleração económica relacionada com a pandemia da COVID-19 não conseguiu travar os efeitos e as causas das alterações climáticas, de acordo com um novo relatório, compilado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) e uma extensa rede de parceiros. Saiba mais aqui!
Com mais de 80% das suas 1190 ilhas de coral situadas a menos de 1 metro acima do nível do mar, as Maldivas têm dos terrenos mais baixos do mundo. Isto torna este arquipélago do Oceano Índico particularmente vulnerável ao aumento do nível do mar. Saiba mais aqui!
Estão em vigor avisos amarelos para nove distritos, devido ao risco moderado de precipitação e à agitação marítima que se farão sentir nas próximas horas, no centro e sul de Portugal continental. Saiba mais aqui!
O granizo é uma forma de precipitação, que consiste na queda de pedaços irregulares de gelo, comummente chamados de pedras de granizo. Hoje assinala-se o dia da queda da pedra de granizo mais pesada da história. Saiba tudo aqui!
A chuva é um tipo de precipitação que ocorre na forma líquida e em temperaturas superiores a 0ºC. Esta pode ser caracterizada a partir de critérios como a intensidade, a acidez ou a origem, sendo esta a forma mais comum de classificação. Saiba mais aqui!
Num artigo recente, investigadores de Harvard descobriram que as gotas de chuva são notavelmente semelhantes em diferentes ambientes planetários, até mesmo em planetas totalmente diferentes como a Terra e Júpiter. Saiba mais aqui!
Vários estudos vinculam o consumo de alimentos, como o café e o chocolate, à desflorestação global e agora sabe-se que um ocidental, em média, é responsável pela perda de quatro árvores por ano. Saiba mais aqui, connosco!
Os cumes gelados das montanhas Rwenzori, Património Mundial da Unesco, na fronteira entre o Uganda e a República Democrática do Congo estão a derreter, colocando a população em risco. Saiba mais aqui!
A circulação termohalina é a circulação oceânica global gerada pelas diferenças de densidade da água dos oceanos, devido a variações de temperatura (termo) ou de salinidade (halina). Que efeitos esta terá no clima do planeta? Saiba aqui connosco!
Quanto tempo durarão as quatro estações até 2100? Evidências sugerem que a duração das estações, à escala regional, se modificou devido às alterações climáticas. Contudo, à escala hemisférica, não há conhecimento, ainda, de como as quatro estações eram no passado e serão no futuro. Saiba mais aqui!
O Dia Mundial da Água celebra-se, anualmente, no dia 22 de março. Este dia é um alerta para as populações e para os governos, tendo em conta a necessidade de preservação e poupança deste recurso natural tão valioso. Saiba mais aqui!
O polietileno, que faz parte das embalagens e sacos de plástico, pode manter-nos mais frescos do que a maioria dos tecidos porque permite que o calor circule, em vez de retê-lo. Porém, tem propriedades que se tornam num impedimento para a adoção deste como um tecido utilizável. Saiba mais aqui!
A humidade do Golfo do México alimentou as cheias na Geórgia, em 2009. Uma década depois, os investigadores da Arizona State University perguntam-se se uma combinação do desenvolvimento urbano e alterações climáticas poderia trazer cenários comparáveis noutras cidades dos EUA. Saiba mais aqui!
As erupções vulcânicas, e não a variabilidade natural, foram a causa de uma aparente "Oscilação Multidecadal do Atlântico" (AMO), um suposto ciclo de aquecimento que se acredita ter ocorrido numa escala de tempo de 40 a 60 anos, durante a era pré-industrial. Saiba mais aqui!
Devido às alterações climáticas, os nossos oceanos têm vindo a aquecer a uma taxa de 0.06 ºC, por década, desde o século passado. Mas, segundo um novo estudo, este aquecimento não é uniforme. Saiba tudo aqui!
Um estudo elaborado por cientistas da Universidade de Liverpool analisou e revelou novos registos do nível do mar, do século XIX, que confirmam que a aceleração na taxa de aumento do nível do mar britânico ocorreu a partir de 1890. Saiba mais aqui!