Tempo adverso no centro e sul do país

Estão em vigor avisos amarelos para nove distritos, devido ao risco moderado de precipitação e à agitação marítima que se farão sentir nas próximas horas, no centro e sul de Portugal continental. Saiba mais aqui!

Como já foi avançado na nossa previsão semanal, após a instabilidade do final da semana passada, esta deve voltar e estima-se que afete o centro e sul do continente português, ainda a partir de hoje, com aguaceiros e trovoada. Esta última começou a chegar a partir das 14h e a afetar uma parte da costa alentejana e norte do Alentejo, assim como, os distritos de Lisboa e Leiria. Esta instabilidade não está a afetar Portugal Continental da mesma forma, visto que os aguaceiros e a trovoada serão irregularmente distribuídos pelo território. Neste momento, segundo o IPMA, estão nove distritos sob aviso amarelo, todos eles do centro e sul do país, como Coimbra, Leiria e Beja, por exemplo.


Os avisos amarelos estarão em vigor até ao final do dia de hoje.

A causa desta é uma massa de ar ameno que traz tempo instável, temperaturas relativamente elevadas entre hoje e amanhã e humidade que darão a sensação de tempo abafado. Com esta corrente de jato extremamente ondulada e as altas pressões estacionadas nas redondezas das Ilhas Britânicas, este tipo de situações meteorológicas têm tendência a ocorrer com mais frequência, dando lugar a um estado de tempo tão típico da primavera.