
A tempestade subtropical Alpha, recentemente nomeada pelo National Hurricane Center (NHC), causou alguns estragos durante o dia de hoje, principalmente no sul do país. Veja aqui as imagens!
A tempestade subtropical Alpha, recentemente nomeada pelo National Hurricane Center (NHC), causou alguns estragos durante o dia de hoje, principalmente no sul do país. Veja aqui as imagens!
O Dia Internacional para a Preservação da Camada do Ozono é comemorado no dia 16 de setembro, sendo que esta é a mesma data em que alguns países assinaram o Protocolo Montreal em 1987. Saiba mais aqui!
Os níveis de ozono superficial da atmosfera aumentaram na maior parte da Europa durante o confinamento sanitário, devido às altas temperaturas, à radiação solar e à baixa humidade registada durante esses meses. Saiba tudo aqui!
A quantidade de água nos lagos glaciares, um pouco por todo o globo, aumentou cerca de 50% desde 1990, dizem os investigadores. Saiba aqui a razão pela qual isto está a acontecer!
Uma equipa liderada pela Universidade do Arizona concluiu que a temperatura média da última Idade do Gelo – ou Glaciação de Würm, há cerca de 20 mil anos – foi de cerca de 7 ºC. Saiba tudo aqui!
A tempestade Francis está a atingir o Reino Unido com fortes rajadas de vento incomuns, a cerca de 129 km/h, e forte ocorrência de precipitação, tendo já causado diversos estragos. Saiba tudo aqui!
Dorsal oceânica ou dorsal submarina, dorsal meso-oceânica ou crista média oceânica, é a designação dada, em oceanografia física, às grandes cadeias montanhosas submersas nos oceanos, que resultam do lento afastamento das placas tectónicas. Saiba mais aqui!
Um novo artigo publicado na revista Nature Communications expõe as descobertas que climatologistas de todo o mundo estão a observar: partes da Corrente do Golfo estão a desacelerar. Saiba tudo aqui!
Após um número recorde de tempestades no oceano Atlântico, nos últimos dois meses, incluindo cinco que atingiram os Estados Unidos, os cientistas atualizaram a sua previsão para o que resta desta temporada de furacões, afirmando que é provável que seja extremamente ativa. Saiba tudo aqui!
As estradas perto de Courmayeur estiveram fechadas para turistas e alguns moradores, devido à ameaça de um possível colapso do glaciar, em Planpincieux. Saiba tudo aqui!
À medida que as alterações climáticas se tornam mais vincadas, o nível do mar, as tempestades e as marés altas avançam mais para o interior, afirma uma equipa de investigadores. Descubra mais aqui!
Hiroshima assinala esta quinta-feira, dia 6 de agosto, o 75.º aniversário do bombardeamento atómico da cidade japonesa, que vitimizou cerca de 140 mil pessoas. Saiba mais aqui!
As chuvas torrenciais inundaram, pelo menos, um quarto de Bangladesh, o que fez com que algumas das pessoas mais pobres do mundo perdessem o que lhes era de maior valor - cabras e galinhas, casas de barro e lata e sacos de arroz, armazenados para a estação de seca. Saiba tudo aqui!
Investigadores da Universidade Metropolitana de Tóquio fizeram um estudo que mostra de que forma as alterações climáticas irão atuar sobre o clima, nas regiões asiáticas das monções, utilizando uma simulação de alta resolução. Descubra mais aqui!
As emissões globais de metano atingiram os níveis mais altos alguma vez registados. Os aumentos estão a ser impulsionados, principalmente, pelo incremento das emissões da mineração de carvão, produção de petróleo e gás natural, criação de gado e ovelhas e aterros sanitários. Saiba mais aqui!
Hoje celebra-se o Dia Internacional para a Conservação dos Ecossistemas de Mangal. Descubra aqui o que são e o motivo pelo qual foi criada esta celebração!
O mês de julho, apesar de se apresentar quente e seco, por todo o território, tem tido algumas instabilidades, como episódios de chuva ou granizo e trovoada. Desta vez, aconteceu no sul do país. Veja as imagens abaixo!
Se reduzirmos as nossas emissões de gases com efeito de estufa (GEE's), agora, podem demorar décadas até que o planeta arrefeça. Saiba mais aqui!
Uma antiga região vulcânica europeia pode representar um grande risco vulcânico e sísmico, a longo prazo, para o noroeste da Europa, afirmam geofísicos num estudo do Geophysical Journal International. Descubra mais aqui!
A quantidade atual de dióxido de carbono (CO2), na atmosfera da Terra, está a aproximar-se de um nível semelhante de há 15 milhões de anos, de acordo com os autores de um estudo. Saiba mais aqui!