Um estudo elaborado por cientistas da Universidade de Liverpool analisou e revelou novos registos do nível do mar, do século XIX, que confirmam que a aceleração na taxa de aumento do nível do mar britânico ocorreu a partir de 1890. Saiba mais aqui!
Um estudo elaborado por cientistas da Universidade de Liverpool analisou e revelou novos registos do nível do mar, do século XIX, que confirmam que a aceleração na taxa de aumento do nível do mar britânico ocorreu a partir de 1890. Saiba mais aqui!
Uma ampla investigação por uma rara abelha nativa australiana, que não era avistada há cerca de um século, deu a descobrir que afinal, esta esteve lá o tempo todo - mas provavelmente está sob pressão crescente para sobreviver. Saiba mais aqui!
O degelo de um iceberg da Antártida pode desencadear uma série de mecanismos que fazem com que a Terra sofra períodos prolongados de arrefecimento global, segundo Francisco J. Jiménez-Espejo, investigador do Instituto Andaluz de Ciências da Terra. Saiba mais aqui!
A quantidade de luz solar que penetra na atmosfera e atinge a superfície do planeta tem variado ao longo de várias décadas. Um estudo sugere isto pode estar relacionado com a atividade antrópica. Saiba mais aqui!
A qualidade do ar está a melhorar numa das regiões de crescimento mais rápido do continente, descobriram os investigadores. Se esta tendência se mantiver, será uma boa notícia para a saúde humana e para as alterações climáticas. Saiba mais aqui!
Geralmente, os oceanos aquecem e arrefecem. Mas, recentemente, uma anomalia excecional desenvolveu-se na Corrente do Golfo. O clima dos Estados Unidos e da Europa depende muito desta corrente oceânica, por isso é importante entendermos o significado desta. Saiba mais aqui!
Trocar o carro por uma caminhada ou pela bicicleta, mesmo que seja apenas por um dia da semana, tem um impacto significativo nas emissões pessoais de carbono nas cidades. Confira tudo aqui!
Um estudo do Institut de Ciència i Tecnologia Ambientals de Barcelona (ICTA-UAB) alerta que o turismo gera 80% do lixo que se acumula nas praias do Mediterrâneo no verão. Contamos-lhe mais aqui!
Todos os meses de Janeiro, os Himalaias costumam estar cobertos por neve, mas o degelo incomum do Inverno, nos últimos meses, deixou vários glaciares e montanhas sem um novo revestimento. Saiba mais aqui!
As plantas alpinas, como ranunculus glacialis, ou botão de ouro, correm risco à medida que os seus habitats recuam para altitudes mais elevadas devido às alterações climáticas. Saiba mais aqui!
As abelhas, que são polinizadores extremamente importantes, estão em vias de extinção. Estas destacam-se por disseminar o pólen e fertilizar vários tipos de flora selvagem, bem como culturas agrícolas essenciais, como o tomate, o mirtilo e a abóbora. Saiba mais aqui!
A Turquia está a passar por uma seca severa. Vários reservatórios perto de Istambul, a cidade mais habitada do país, atingiram os níveis mais baixos de armazenamento de água dos últimos 15 anos. A produção agrícola pode ser ameaçada se estas condições persistirem. Saiba mais aqui!
A poluição do ar não escolhe fronteiras e a degradação ambiental poderá levar à migração em massa, afirmou um advogado ambiental. Os especialistas alertam que a ação por parte dos governos deve ser tomada com urgência. Saiba mais aqui!
A noite de ontem e consequente madrugada foram de chuva, em alguns locais de Portugal Continental, devido à passagem da depressão Gaetan. Entre hoje e sexta-feira, a depressão Hortense deverá também passar pelo nosso país originando chuva no litoral Norte e Centro. Saiba mais aqui!
O ano passado empatou com 2016 como o ano mais quente, até agora registado, avançam os climatologistas europeus. Nem as quebras das emissões durante o primeiro confinamento, devido ao novo Coronavírus, foram suficientes para reverter este processo. Saiba mais aqui!
A Covid-19 pode ter dominado a agenda de notícias em 2020, mas para muitas pessoas a crise climática agravou ainda mais a situação para as suas vidas e os respetivos meios de subsistência. Veja aqui quais os maiores desastres do ano passado!
David Ramsey, do Arthur Rylah Institute for Environmental Research, em Melbourne, e a sua equipa analisaram o efeito de um programa de controlo de fertilidade em populações de coalas, nas áreas onde estes animais se reproduzem com mais sucesso, correndo o risco de morrer de fome. Saiba mais aqui!
Trás-os-Montes, Beira Interior e Alentejo registaram várias ocorrências de neve, resultantes da vaga de frio que se faz sentir ao longo de todo o território continental, que tiveram início no dia de ontem e continuam por hoje. Veja aqui os vídeos!
A tempestade Filomena está a traduzir-se em temperaturas muito baixas e em ocorrência de precipitação, muitas vezes, em forma de neve. Os últimos dias foram de recorde para Espanha. Veja aqui as imagens do nevão que afetou o país!
O acidente na Central Nuclear de Chernobyl, em 1986, causou uma série de danos e levou à evacuação de centenas de milhares de pessoas, tendo deixado aquela região praticamente deserta. Agora, a radiação está a ser reanalisada, devido aos animais ali estabelecidos. Saiba mais aqui!