
Falta cerca de um mês para a Semana Santa e muitos começam a perguntar-se que tempo fará nessa altura. Não teremos procissões, mas férias sim. Contamos-lhe aqui alguns dos aspetos climáticos complexos que caracterizam esta época do ano.
Falta cerca de um mês para a Semana Santa e muitos começam a perguntar-se que tempo fará nessa altura. Não teremos procissões, mas férias sim. Contamos-lhe aqui alguns dos aspetos climáticos complexos que caracterizam esta época do ano.
Uma depressão isolada em altitude agravará o tempo em Portugal continental durante os próximos dias. Onde será mais provável a instabilidade, sob a forma de aguaceiros, trovoada e chuva de lama? Contamos-lhe mais aqui.
Alguns micróbios da Terra poderão sobreviver temporariamente na superfície de Marte, segundo novo estudo da NASA e do Centro Aeroespacial Alemão. Compreender a resistência destes microrganismos em ambientes hostis será importante para o sucesso de futuras missões espaciais.
O panorama meteorológico estabilizou em Portugal, com o predomínio do sol e de temperaturas amenas, mas apenas de forma temporária. Na segunda metade da semana, uma depressão isolada em altitude trará nova mudança do tempo. Contamos-lhe mais aqui!
A depressão Karim não vai atingir diretamente Portugal continental e a Madeira, mas a superfície frontal fria que lhe está associada vai agravar significativamente o estado do tempo. Confira aqui os efeitos previstos deste temporal.
Vem aí a tempestade Karim que consigo trará chuva, vento com rajadas superiores a 100 km/h em alguns locais e agitação marítima. Também há risco de “chuva de lama”. Da Madeira para Portugal continental, onde terá maior impacto esta depressão atlântica?
Desde ontem que o arquipélago da Madeira está envolto por partículas sólidas em suspensão na atmosfera. São invisíveis ao olho humano e conferem um tom esbranquiçado ao céu. A chegada de parte deste ar poeirento a Portugal continental está iminente. Também há risco para a saúde.
Nos últimos dias um enorme nevão atingiu a Grécia e a Turquia. As temperaturas baixaram até -20 ºC, houve queda de árvores, milhares de pessoas ficaram sem eletricidade e a neve acumulou pelo menos meio metro em alguns locais. Veja as imagens.
Uma expedição científica descobriu novas espécies sob as plataformas de gelo da Antártida, o que sugere que há mais vida do que a esperada naquele que é considerado o maior habitat marinho por explorar.
O tempo estável e soalheiro vai ser interrompido em partes de Portugal continental pelo regresso da chuva. Termómetros vão andar num ‘sobe e desce’ constante e nos arquipélagos poderão surgir tempestades no final da semana. Confira aqui a previsão!
Por agora, o frio intenso não é a tónica dominante em Portugal continental e as tempestades afastaram-se temporariamente. O que nos contam os mapas de previsão para a quinzena do mês? Contamos-lhe tudo aqui!
A China vai avançar com o alargamento territorial do seu programa de modificação do clima. Assente na sementeira de nuvens, esta iniciativa está agora a acentuar as tensões com países como Índia e Taiwan. Saiba mais aqui!
Nos últimos dias tem imperado o tempo húmido, nublado e instável no nosso país, sobretudo nas regiões Norte e Centro. Agora, o padrão meteorológico altera-se, com o maior destaque para o regresso do sol e subida das temperaturas. Até quando? Saiba mais aqui!
Há vários dias que uma grande parte da Europa está a ser atingida por nevões abundantes e gelo, para além de temperaturas excessivamente baixas. Deve-se ao fenómeno conhecido como “Besta de Leste”. De que se trata? Saiba mais aqui!
Os investigadores conseguiram criar ossos extra na barbatana, alterando um único gene. Esta mutação marca um passo fundamental na nossa compreensão da evolução das barbatanas em membros semelhantes aos nossos.
Um enorme nevão abateu-se nos últimos dias sobre vários países europeus, como os Países Baixos, Alemanha, Reino Unido, entre outros. A responsável, nomeada pelo serviço meteorológico holandês, foi a tempestade Darcy. Confira connosco as imagens impressionantes.
Nas próximas horas uma forte tempestade, que provavelmente será designada como Karim, vai afetar Portugal continental com um imponente temporal de vento, chuva e agitação marítima. Atenção também à possível ocorrência de trovoada e inundações.
Alguns países europeus, como Espanha, França e Suíça, depararam-se este fim de semana com paisagens insólitas. Muitas regiões estavam cobertas com uma fina camada de areia do Deserto do Saara. O que provocou este fenómeno? Saiba mais aqui!
Às portas para o fim de semana, terá início novo episódio de instabilidade. Entre a chegada de ar polar e a invasão de tempestades atlânticas, o agravamento do tempo é inevitável. Onde e quando choverá mais? Saiba tudo aqui!
Cientistas da Universidade de Milano-Bicocca depararam-se com algo inesperado na Antártida. A descoberta de uma substância presa no gelo poderá resolver um mistério marciano. Saiba mais aqui!