Neve “pinta” de branco a região de Trás-os-Montes: veja as imagens!

Algumas localidades da região de Trás-os-Montes acordaram esta quinta-feira (23) “pintadas” de branco devido à queda de neve. A previsão confirmou-se e ainda poderá nevar mais nas próximas horas e dias noutras regiões de Portugal. As imagens são belíssimas. Mais detalhes aqui!

A região de Trás-os-Montes despertou “pintada” de branco devido à neve que caiu na madrugada e manhã desta quinta-feira (23). O hidrometeoro branco vai acumulando lentamente nalgumas localidades da sub-região do Nordeste Transmontano, concretizando-se o cenário de previsão que começámos por avançar há praticamente uma semana para Portugal continental.

Alguns utilizadores já publicaram nas redes sociais bonitas fotografias e vídeos que mostram a precipitação sob a forma de neve em vários locais, nomeadamente Mogadouro e Bragança, entre outros.

Vinda de Norte, uma bolsa de ar frio que contém ar polar marítimo isolou-se em altitude sobre o nosso país na passada noite, em especial sobre o Noroeste Peninsular, provocando uma descida brusca e acentuada da temperatura, algo para o qual vai contribuindo também o forte fluxo do quadrante Norte que agrava a sensação térmica de frio.

O Aviso Amarelo por tempo frio já está em vigor para os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu e Guarda.

Devido à humidade adquirida durante a sua travessia, e à conjugação de suficiente frio e precipitação em altitude, as nuvens conseguiram atravessar as barreira orográficas das serras galegas e cantábricas e precipitar sob a forma de neve no Nordeste Transmontano, deixando assim os primeiros flocos de neve deste episódio meteorológico no interior setentrional português.

Aliás, a partir de amanhã, sexta-feira 24, prevê-se ainda mais neve, que poderá precipitar até ao final da manhã de sábado (25), daí já estar em vigor o aviso amarelo por queda de neve em 10 distritos da nossa geografia continental: Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Porto, Viseu, Guarda, Aveiro, Coimbra e Castelo Branco.

Além da neve, prevê-se vento forte, sobretudo no litoral ocidental atlântico e nas terras altas, e períodos de chuva ou aguaceiros, mais prováveis e frequentes na sexta (24), possivelmente acompanhados de trovoada e granizo. Também se espera formação de gelo e geada no interior de Portugal.