
Investigadores da Universidade de Miami descobrem evidências que apontam as ações humanas como responsáveis pela influência direta nos padrões de vento e tempo na Europa e nos Estados Unidos. O que poderá acontecer no futuro? Saiba mais aqui!
Investigadores da Universidade de Miami descobrem evidências que apontam as ações humanas como responsáveis pela influência direta nos padrões de vento e tempo na Europa e nos Estados Unidos. O que poderá acontecer no futuro? Saiba mais aqui!
O vulcão de La Soufrière, localizado na ilha de São Vicente no mar das Caraíbas, continua em atividade desde que entrou em erupção a 9 de abril. A região está em crise, o que levou a um pedido de ajuda do Primeiro-Ministro Ralph Gonsalves à comunidade internacional. As imagens são impressionantes!
Após alguns dias de tréguas no tempo adverso, avizinha-se uma sequência de jornadas meteorologicamente instáveis no país, sobretudo a partir de quarta-feira. O que vai acontecer? Confira aqui a previsão!
Segundo registos oficiais, o super tufão Surigae tornou-se o primeiro ciclone tropical do hemisfério Norte a atingir uma pressão inferior a 900 millibares antes de 1 de maio. Este monstruoso sistema chegou a alcançar Categoria 5, ao passar muito perto das Filipinas. Deixará impactos? Saiba mais!
A primeira metade do mês foi caracterizada pela ocorrência de aguaceiros e trovoadas como protagonistas da situação meteorológica em vastas regiões do país. E nas próximas semanas, como será? Saiba mais connosco, aqui!
Nos últimos dias as regiões Centro e Sul do país estiveram sob a influência dos típicos aguaceiros convectivos de primavera, que ainda ocorrerão nas próximas horas. Mas como diz o ditado, depois da tempestade vem a bonança. Durará muito? Confira a previsão!
Como em todos os anos, o mês de abril reserva-nos a fantástica oportunidade de desfrutar de uma chuva de estrelas: as Líridas. Em 2021, quando e como vamos poder observar estes meteoros a partir de Portugal? Contamos-lhe tudo aqui!
Após um fim de semana e trovoadas distribuídas pelo país, com uma curta trégua no domingo, parece que a instabilidade vai regressar em breve de forma generalizada. O que vai acontecer? Confira a previsão!
Cumprem-se hoje 25 anos de um dos mais monstruosos ciclones tropicais a surgir no Oceano Índico, perto da Austrália. Referimo-nos ao ciclone Olivia, o responsável pela rajada de vento mais forte da história da meteorologia!
A reta final da semana será caracterizada pela instabilidade atmosférica, surgindo aguaceiros localmente fortes, acompanhados de trovoadas, em grande parte do país. A atividade elétrica terá maior destaque à tarde. Saiba mais aqui!
Nas próximas horas, os aguaceiros vão ganhar terreno e prolongar-se-ão pelo fim de semana. Nalgumas regiões os aguaceiros serão fortes e acompanhados de trovoada, não se descartando a ocorrência de granizo. Saiba mais ao detalhe!
Os relâmpagos no Ártico são historicamente raros porque não costuma estar calor suficiente. Porém, na última década, o número de trovoadas nesta região triplicou. Terá isto a ver com o aumento das temperaturas? Saiba mais aqui!
A semana vai registar algumas mudanças e variações significativas entre regiões, passando da estabilidade e do céu limpo ou pouco nublado, para períodos de maior nebulosidade e alguma precipitação, sobretudo nos últimos dias. Confira a previsão!
As chuvas torrenciais dos últimos dias na Indonésia e em Timor-Leste provocaram cheias repentinas, deslizamentos de terra e incontáveis estragos. Também há a lamentar a morte de dezenas de pessoas. As imagens são impressionantes.
Os cientistas concordam há muito tempo que a Lua formou-se quando um protoplaneta, chamado Theia, atingiu a Terra há cerca de 4,5 mil milhões de anos. Um novo estudo sugere que fragmentos desse impacto podem estar enterrados nas profundezas do nosso planeta.
Nas últimas semanas o padrão meteorológico que imperou no país teve marca anticiclónica, predominando tempo ameno e, em geral, seco. Abril arrancou com o regresso de aguaceiros, rompendo com a estabilidade atmosférica. Será abril, águas mil?
A proximidade de tempestades e o aumento do ar frio em camadas altas da troposfera implicarão um aumento da nebulosidade e do risco de aguaceiros, muitos deles acompanhados de trovoada. Confira a previsão do tempo até à Páscoa, connosco!
A Semana da Páscoa arranca com tempo, em geral, seco, algum calor e poeiras em suspensão. Na segunda metade da semana, prevê-se uma abrupta alteração do estado do tempo. O que vai acontecer? Confira a previsão!
Uma tempestade subtropical atingiu a ilha da Madeira, deixando chuva forte, granizo e trovoada. A atividade elétrica foi tão intensa que um dos relâmpagos, cujo impacto foi registado em vídeo, deixou a ilha completamente às escuras. Veja as imagens!
As últimas semanas têm sido muito difíceis para milhões de norte-americanos. Entre tornados, chuva, trovoada e queda de granizo, a instabilidade não dá tréguas, com vários estados mergulhados em problemas causados pelo tempo severo. Veja o vídeo!