Terceira semana de setembro com intensificação do calor em Portugal: eis as regiões onde os termómetros vão subir mais!

Tal como aconteceu no fim de semana, a toada de subida das temperaturas vai continuar na semana que agora se inicia. Acompanhe a nossa previsão e prepare o regresso às aulas da melhor forma!
O dia de hoje vai ficar marcado pela subida das temperaturas em todo o país, situação que se verifica desde a última sexta-feira. Apesar da nebulosidade poder ser persistente, essencialmente na faixa costeira ocidental a Norte do Cabo Raso, o calor estará presente em quase todas as geografias, fazendo lembrar o fulgor do verão que está prestes a terminar.
O litoral Norte e Centro ainda contou, esta manhã, com períodos de chuva, mas para a tarde espera-se que o tempo abra, que o Sol brilhe, mesmo que seja acompanhado por algum vento. Estará o fim de semana a apontar o caminho para a semana?
Calor persiste na segunda-feira
No início da semana que marca o regresso em pleno dos estudantes às escolas e às aulas, o calor parece ser a marca meteorológica. Na segunda-feira (15) o céu deverá apresentar-se pouco nublado ou limpo, sendo que a nebulosidade pode persistir onde tem sido mais habitual: a faixa costeira ocidental a Norte do Cabo Raso! O vento também deverá soprar forte, principalmente nas terras altas, no período da tarde.

As temperaturas mínimas poderão variar entre os 11 ºC de Bragança e os 21 ºC de Faro, sendo que as máximas poderão oscilar entre os 21 ºC de Viana do Castelo e os 35 ºC de Castelo Branco e Beja. É, assim, no interior Centro e Sul que se registarão as temperaturas mais elevadas. A cidade de Lisboa deverá atingir os 27 ºC, contudo o Porto não passará dos 23 ºC com o céu predominantemente nublado.
Nos territórios insulares a previsão aponta para sortes distintas, neste início de semana: para as ilhas dos Açores deverão acontecer aguaceiros; para o arquipélago da Madeira céu pouco nublado ou limpo e temperaturas generosas. Neste último território, as temperaturas mínimas deverão variar entre os 18 ºC e os 22 ºC, com as máximas poderem oscilar entre os 24 ºC e os 27 ºC.

Já nas ilhas dos Açores, a previsão aponta para uma segunda-feira de aguaceiros, principalmente nos Grupos Central e Ocidental. Nas ilhas do Grupo Oriental, para São Miguel espera-se nebulosidade persistente, sendo que em Santa Maria o céu deverá estar pouco nublado ou limpo. As temperaturas mínimas deverão variar entre os 17 ºC e os 21 ºC, com as máximas rondarem os 24 ºC/25 ºC.
Trajetória ascendente das temperaturas mantém-se para terça
O dia de terça-feira (16) vai ficar marcado, segundo a nossa previsão, por nova subida das temperaturas máximas, em especial nas regiões Norte e Centro do território continental. Em sentido inverso, espera-se que as mínimas desçam ligeiramente em relação ao dia anterior. Há a possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal, sendo que o vento deverá soprar fraco a moderado do quadrante Norte.

As temperaturas mínimas poderão variar entre os 11 ºC de Coimbra e Bragança e os 20 ºC de Faro, sendo que as máximas poderão oscilar entre os 21 ºC de Viana do Castelo e os 36 ºC de Beja. A cidade do Porto deverá contar com uma máxima rondar os 25 ºC, sendo que Lisboa poderá chegar aos 30 ºC.

A previsão do estado do tempo para os territórios insulares será muito idêntica à de segunda-feira, com chuva na forma de aguaceiros para as ilhas dos Grupos Ocidental e Central e céu limpo, com períodos de maior nebulosidade nas ilhas do Grupo Oriental. Para a Madeira o céu vai continuar pouco nublado ou limpo, com destaque para as temperaturas máximas que continuam em registos de pleno verão: o Funchal deverá chegar aos 27 ºC.
O tempo quente e predominantemente seco deverá manter-se ao longo da semana, mesmo com o aproximar do fim de verão e com a duração do dia natural claramente mais curta. Com os jovens nas escolas e os adultos no trabalho o tempo continua a convidar… a uma ida à praia!