Até quinta 18 de setembro, esta é a única região de Portugal em que se prevê chuva significativa: "até 50 mm acumulados"

Para os próximos dias prevê-se um estado do tempo geralmente estável, seco e soalheiro em Portugal. Porém, há uma região onde se prevê períodos de chuva e instabilidade. Saiba a previsão completa!
O estado do tempo para a terceira semana de setembro em Portugal revelará realidades distintas entre as suas principais unidades territoriais (Continente, Açores e Madeira). Enquanto no território continental e no arquipélago da Madeira se esperam condições meteorológicas predominantemente marcadas pela estabilidade, com bons períodos de sol e temperaturas acima da média para a época do ano, os Açores serão a única região portuguesa onde se prevê precipitação significativa a curto e médio prazo.
Vestígios de uma depressão e vale depressionário provocarão chuva nos Açores ao longo dos próximos dias
Após este domingo (14), geralmente caracterizado pela ocorrência de aguaceiros fracos e pouco frequentes, o Arquipélago dos Açores vai continuar a registar uma variabilidade meteorológica constante, embora predominantemente marcada por períodos de chuva e instabilidade. Para segunda-feira, 15 de setembro, prevê-se que o céu se apresente bastante nublado, com abertas nos três Grupos de ilhas.

Porém, tanto no Grupo Ocidental, como no Grupo Central, são expectáveis aguaceiros fracos, sendo pouco frequentes nas ilhas mais a oeste. O vento soprará fraco de um modo geral, exceto nas ilhas de Corvo e Flores onde poderá ser moderado ocasionalmente.
Na terça-feira, 16 de setembro, o cenário previsto aponta para uma maior estabilização meteorológica nos Açores, com períodos de céu muito nublado e boas abertas nos três Grupos. Não obstante, para o Grupo Central estão previstos aguaceiros fracos e no Grupo Ocidental a nebulosidade a partir da noite aumentará, podendo resultar em chuvisco fraco. O vento soprará de Sudoeste, moderado a forte nas ilhas mais a oeste, com rajadas até 50 km/h, e nas ilhas centrais soprará fraco a moderado.
Vale depressionário trará mais chuva aos Açores na quarta e quinta-feira
A rápida deslocação do já referido centro de baixas pressões para nordeste, sobre o Atlântico, resultará numa maior intensificação do núcleo da baixa quando esta chegar às Ilhas Britânicas. A esta depressão estará associado um longo vale depressionário que conectará a nebulosidade e provável ocorrência de precipitação numa longa faixa entre as Ilhas Britânicas e os Açores.
Assim, para a próxima quarta-feira (17), altura em que a depressão já estará plenamente instalada sobre a Irlanda e parte do Reino Unido, o extenso vale depressionário provocará céu muito nublado e vários períodos de chuva durante a madrugada e manhã no Grupo Ocidental, que passarão a regime de aguaceiros durante a tarde. Espera-se ainda que o vento intensifique, com rajadas até 60 km/h, inicialmente soprando de sudoeste e depois de nordeste.

Neste dia serão as ilhas do Corvo e Flores as mais afetadas pela precipitação, porém, também no Grupo Central são expectáveis períodos de chuva fraca a partir da tarde, sendo que na madrugada e manhã o céu estará geralmente encoberto, com algumas abertas. Apenas as ilhas de São Miguel e Santa Maria serão poupadas à ocorrência de precipitação, estando previstos períodos de céu muito nublado com boas abertas.
Na quinta-feira (18) prevê-se que o vale depressionário continue a condicionar decisivamente as condições meteorológicas no arquipélago açoriano. Para o Grupo Ocidental esperam-se períodos de céu nublado, com boas abertas a surgirem especialmente na madrugada e manhã, e também ao fim do dia. No Grupo Central preveem-se períodos de chuva fraca, por vezes moderada, na madrugada, manhã e tarde, mas com tendência a diminuir de intensidade com o passar das horas. Ao final da tarde, a precipitação poderá passar a regime de aguaceiros.
Já no Grupo Oriental o céu apresentar-se-á muito nublado, mas com provável ocorrência de aguaceiros fracos e pouco frequentes na ilha de São Miguel a partir do meio da manhã, podendo prolongar-se durante quase todo o dia. Na ilha de Santa Maria o céu manter-se-á nublado, com possibilidade de boas abertas.