Até quinta 18 de setembro, esta é a única região de Portugal em que se prevê chuva significativa: "até 50 mm acumulados"

Para os próximos dias prevê-se um estado do tempo geralmente estável, seco e soalheiro em Portugal. Porém, há uma região onde se prevê períodos de chuva e instabilidade. Saiba a previsão completa!

O estado do tempo para a terceira semana de setembro em Portugal revelará realidades distintas entre as suas principais unidades territoriais (Continente, Açores e Madeira). Enquanto no território continental e no arquipélago da Madeira se esperam condições meteorológicas predominantemente marcadas pela estabilidade, com bons períodos de sol e temperaturas acima da média para a época do ano, os Açores serão a única região portuguesa onde se prevê precipitação significativa a curto e médio prazo.

Vestígios de uma depressão e vale depressionário provocarão chuva nos Açores ao longo dos próximos dias

Após este domingo (14), geralmente caracterizado pela ocorrência de aguaceiros fracos e pouco frequentes, o Arquipélago dos Açores vai continuar a registar uma variabilidade meteorológica constante, embora predominantemente marcada por períodos de chuva e instabilidade. Para segunda-feira, 15 de setembro, prevê-se que o céu se apresente bastante nublado, com abertas nos três Grupos de ilhas.

A nordeste dos Açores observa-se um vale depressionário cuja linha de instabilidade se traduzirá em vários períodos de chuva fraca e aguaceiros, especialmente entre quarta e quinta-feira, dias 17 e 18 de setembro.

Porém, tanto no Grupo Ocidental, como no Grupo Central, são expectáveis aguaceiros fracos, sendo pouco frequentes nas ilhas mais a oeste. O vento soprará fraco de um modo geral, exceto nas ilhas de Corvo e Flores onde poderá ser moderado ocasionalmente.

Para segunda e terça-feira, dias 15 e 16 de setembro, uma ténue linha de instabilidade (ou os referidos remanescentes) vai originar aguaceiros fracos e pouco frequentes no arquipélago dos Açores, sendo gerada por um centro de baixas pressões inicialmente localizado a leste dos Estados Unidos, mas que intensificará rapidamente nos dias seguintes à medida que se for movimentando pelo Atlântico, para nordeste e em direção às Ilhas Britânicas.

Na terça-feira, 16 de setembro, o cenário previsto aponta para uma maior estabilização meteorológica nos Açores, com períodos de céu muito nublado e boas abertas nos três Grupos. Não obstante, para o Grupo Central estão previstos aguaceiros fracos e no Grupo Ocidental a nebulosidade a partir da noite aumentará, podendo resultar em chuvisco fraco. O vento soprará de Sudoeste, moderado a forte nas ilhas mais a oeste, com rajadas até 50 km/h, e nas ilhas centrais soprará fraco a moderado.

Vale depressionário trará mais chuva aos Açores na quarta e quinta-feira

A rápida deslocação do já referido centro de baixas pressões para nordeste, sobre o Atlântico, resultará numa maior intensificação do núcleo da baixa quando esta chegar às Ilhas Britânicas. A esta depressão estará associado um longo vale depressionário que conectará a nebulosidade e provável ocorrência de precipitação numa longa faixa entre as Ilhas Britânicas e os Açores.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Assim, para a próxima quarta-feira (17), altura em que a depressão já estará plenamente instalada sobre a Irlanda e parte do Reino Unido, o extenso vale depressionário provocará céu muito nublado e vários períodos de chuva durante a madrugada e manhã no Grupo Ocidental, que passarão a regime de aguaceiros durante a tarde. Espera-se ainda que o vento intensifique, com rajadas até 60 km/h, inicialmente soprando de sudoeste e depois de nordeste.

chuva Açores Portugal
Nos próximos 4/5 dias o Grupo Ocidental dos Açores poderá acumular praticamente 50 mm de precipitação.

Neste dia serão as ilhas do Corvo e Flores as mais afetadas pela precipitação, porém, também no Grupo Central são expectáveis períodos de chuva fraca a partir da tarde, sendo que na madrugada e manhã o céu estará geralmente encoberto, com algumas abertas. Apenas as ilhas de São Miguel e Santa Maria serão poupadas à ocorrência de precipitação, estando previstos períodos de céu muito nublado com boas abertas.

Na quinta-feira (18) prevê-se que o vale depressionário continue a condicionar decisivamente as condições meteorológicas no arquipélago açoriano. Para o Grupo Ocidental esperam-se períodos de céu nublado, com boas abertas a surgirem especialmente na madrugada e manhã, e também ao fim do dia. No Grupo Central preveem-se períodos de chuva fraca, por vezes moderada, na madrugada, manhã e tarde, mas com tendência a diminuir de intensidade com o passar das horas. Ao final da tarde, a precipitação poderá passar a regime de aguaceiros.

Já no Grupo Oriental o céu apresentar-se-á muito nublado, mas com provável ocorrência de aguaceiros fracos e pouco frequentes na ilha de São Miguel a partir do meio da manhã, podendo prolongar-se durante quase todo o dia. Na ilha de Santa Maria o céu manter-se-á nublado, com possibilidade de boas abertas.