Massa de ar quente provoca subida da temperatura até 35 ºC em 3 regiões de Portugal: eis a previsão até domingo, dia 14

O estado do tempo em Portugal continental vai registar uma subida das temperaturas máximas em breve. Saiba a partir de quando e quais as regiões em que se prevê mais calor!

A segunda semana de setembro tem sido marcada por um estado do tempo ameno, com bastante nebulosidade e alguma precipitação, tendencialmente concentrada nas Regiões Norte e Centro e em particular no Minho e Douro Litoral.

Esta configuração sinóptica ocorreu devido à ação conjunta do anticiclone que, situado mais a oeste do normal, permitiu que ondulações frontais de fraca atividade associadas à circulação de depressões sobre as Ilhas Britânicas, gerassem períodos de chuva fraca no Noroeste de Portugal continental.

Uma massa de ar quente vai instalar-se sobre a Península Ibérica nos próximos dias, provocando uma subida térmica em várias regiões, que deixará temperaturas de pleno verão nas horas de maior luz solar.

Entretanto, com a movimentação do anticiclone dos Açores para nordeste e devido ao seu desdobramento em crista em direção ao nosso país, o estado do tempo registou uma considerável estabilização em todo o território do Continente.

As altas pressões, combinadas com a subida em latitude de uma massa de ar tropical continental, quente e seca, proveniente do Norte de África, mudaram o panorama meteorológico e trouxeram já nesta sexta-feira, 12 de setembro, condições de céu pouco nublado ou limpo, embora até ao fim da manhã tenha perdurado a possibilidade de chuva fraca nalguns locais do Norte.

Sábado registará máximas mais baixas do que hoje, exceto nestas 2 regiões

Apesar da estabilidade atmosférica, este sábado (13) a massa de ar quente terá tendência a influenciar sobretudo a geografia espanhola, pelo que Portugal ficará mais exposto aos ventos de Oes-Noroeste, à frescura atlântica e à presença de nebulosidade. Deste modo, prevê-se uma pequena descida generalizada das temperaturas máximas, que será ainda mais significativa no que toca aos valores das mínimas.

Neste domingo, 14 de setembro, prevê-se uma subida generalizada das temperaturas, com algumas localidades de 3 regiões do nosso país (Beira Baixa, Baixo Alentejo e Sotavento Algarvio) a registarem máximas de 35 ºC.

Em muitas capitais distritais, o termómetro irá assinalar mínimas inferiores a 15 ºC (Porto, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre), sendo que poderá mesmo registar valores iguais ou inferiores a 10 ºC numas quantas zonas do país (Bragança e Guarda).

Não obstante, o Baixo Alentejo e o Algarve irão registar uma pequena subida das temperaturas máximas devido à entrada da massa de ar quente, com o termómetro a assinalar máximas entre 30 e 34 ºC em grande parte destas 2 regiões. Mas no que diz respeito ao resto do país, as temperaturas máximas estarão geralmente inferiores às de hoje, com cidades como Porto e Lisboa a registar 21 ºC e 25 ºC, respetivamente.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Durante grande parte deste sábado, 13 de setembro, prevê-se que o céu se apresente pouco nublado ou limpo, embora com períodos de mais nebulosidade por nuvens altas nas Regiões Norte e Centro. Adicionalmente, perspetiva-se a possibilidade de formação de nevoeiro matinal nalguns locais do Norte e do Centro.

Domingo, 14 de setembro, será um dia de pleno verão, especialmente nestas regiões

No domingo, 14 de setembro, a ausência de nebulosidade, a plena instalação da massa de ar quente na Península Ibérica e a maior proximidade do anticiclone dos Açores vai permitir uma subida das temperaturas, sobretudo das máximas e céu pouco nublado ou limpo, apesar dos períodos de mais nebulosidade no litoral das Regiões Norte e Centro até início da manhã e no final do dia.

No próximo domingo, 14 de setembro, o calor de verão estará plenamente de regresso, gerando anomalias quentes até +7 ºC nalguns locais do Centro e Sul de Portugal continental.

Devido à subida em latitude da massa de ar quente, mais regiões de Portugal continental ficarão sob a sua influência, destacando-se: algumas zonas do interior Norte e Centro, o Vale do Tejo, o Alentejo e o Algarve. De um modo geral, todas estas regiões irão registar temperaturas máximas superiores aos 30 ºC. Algumas localidades do Sotavento Algarvio, do Baixo Alentejo e da Beira Baixa poderão inclusive atingir os 35 ºC.

Portugal continental estará sob influência de duas massas de ar quente, uma mais intensa (tropical continental), que afetará sobretudo o Interior e o Sul do país, e outra mais suave (tropical marítima), que afetará mais o Litoral. Este será outro dos fatores responsáveis por uma maior ou menor subida das temperaturas à escala regional, para além dos já referidos acima.

Além disto, é de salientar a subida, ainda que tímida, das temperaturas máximas no litoral Norte e Centro e no resto do território continental. As anomalias de calor também se irão destacar, com previsão de que o interior Norte e Centro, Alentejo, Lisboa e Vale do Tejo e Algarve registem temperaturas até 4 ou 5 ºC acima dos valores médios de referência.

Nalgumas zonas das referidas regiões - como nas redondezas da Serra da Estrela e no Sotavento Algarvio - as temperaturas máximas poderão ser de até 6/7 ºC acima da média, o que evidencia o calor invulgar para a época do ano. Somente no litoral Norte e Centro se deverão registar temperaturas dentro do normal ou inclusive ligeiramente mais frescas.