Tempo em Portugal para o segundo fim de semana de julho: temperaturas amenas, nuvens e possibilidade de chuviscos

Depois de dias com calor moderado, a toada parece manter-se à medida que o mês de julho avança. Saiba tudo sobre a previsão do tempo em Portugal para o fim de semana, connosco!

A semana tem sido pautada por dias quentes, com alguma nebulosidade, mas sem os exageros de outras semanas. Mesmo assim, já foi possível assistir aos primeiros grandes incêndios da temporada, o primeiro que afetou uma área significativa do concelho do Alandroal, no distrito de Évora; o segundo que lavrou no concelho de Cinfães.

Para o que resta da semana a toada será a mesma. Hoje, as máximas no território continental rondarão os 30 ºC, prevendo-se a descida das temperaturas, mesmo em regiões onde o calor é mais tradicional, como o Alentejo e o Algarve. Para sexta há ainda a possibilidade de chuva fraca ou chuviscos no litoral Oeste, principalmente da parte da manhã.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Neste dia, as temperaturas máximas vão continuar a cair, em especial no interior do território continental. Mesmo assim, o verão vai continuar a ser passível de ser aproveitado, sendo que em pleno mês de julho já são milhares de famílias a aproveitar os seus períodos de férias.

Sábado, dia de ligeira subida térmica

Apesar de o ciclo do final da semana ser claramente negativo, a previsão para sábado (12) aponta para uma ligeira subida das temperaturas máximas. O céu vai apresentar-se nublado, sendo que as nuvens deverão dissipar-se ao longo da manhã. Tal como hoje e como está previsto para amanhã, poderão ocorrer períodos de chuva fraca no litoral Oeste.

Nebulosidade
O fim de semana vai arrancar com muita nebulosidade no território continental, com especial incidência na Área Metropolitana de Lisboa e no litoral Oeste.

Espera-se ainda que nas regiões do interior Norte e Centro ocorram alguns aguaceiros que podem ser acompanhados de trovoadas. O vento soprará de Oeste em geral fraco. As temperaturas mínimas deverão variara entre os 12 ºC e os 18 ºC, sendo que as máximas deverão oscilar entre os 20 ºC e os 31 ºC.

Em relação aos arquipélagos, para os Açores a previsão aponta para um estado do tempo no sábado muito idêntico ao que se verificou ao longo da semana: períodos de aguaceiros alternados com boas abertas, essencialmente nas ilhas dos Grupos Central e Oriental. Para as ilhas do Grupo Ocidental o céu deverá apresentar-se pouco nublado ou limpo. As temperaturas mínimas deverão variar entre os 17 ºC e os 19 ºC, sendo que as máximas rondarão os 21 ºC / 22 ºC.

Índice UV
O dia de sábado (12) será um dia marcado pela nebulosidade, situação que afeta a chegada da radiação solar à superfície terrestre. Desta forma, as áreas onde se registará menos nebulosidade serão as que terão um índice de radiação UV mais elevado, ou seja, onde qualquer pessoa deve evitar a exposição prolongada ao Sol.

Para a Madeira o estado do tempo também se prevê um pouco instável, com a previsão de aguaceiros a surgir tanto na vertente Norte como na vertente Sul da ilha. Apenas a ilha de Porto Santo e a área mais ocidental da ilha da Madeira, na vertente Sul (Calheta), deverão contar com céu pouco nublado ou limpo. As temperaturas mínimas deverão oscilar entre os 17 ºC e os 20 ºC, sendo que as máximas poderão variar entre os 22 ºC e os 24 ºC.

Domingo: previsão de chuviscos em zonas do litoral

O domingo (13) será pautado pela mesma amenidade da reta final da semana e do primeiro dia do fim de semana. O céu vai continuar a estar nublado no litoral ocidental de Portugal continental, mantendo a previsão de chuva fraca ou chuviscos, principalmente no período da manhã. A neblina e o nevoeiro matinal também poderão afetar outras áreas litorais. O vento, esse soprará fraco a moderado do quadrante Oeste.

Situação meteorológica
No dia de domingo (13) é o anticiclone dos Açores que afeta o estado do tempo no nosso país, estando a "relacionar-se" com uma depressão de origem térmica situada no Norte de África, daí os ventos Oeste e Noroeste.

Contudo, espera-se uma ligeira subida das máximas, em particular no interior centro e Sul, bem como no Algarve. A previsão aponta para uma variação das mínimas entre os 12 ºC e os 18 ºC, sendo que as máximas poderão oscilar entre os 21 ºC e os 32 ºC.

Temperatura
Apesar de nos encontrarmos no apogeu do verão, após duas ondas de calor no mês de junho, as temperaturas para os próximos dias enquadram-se perfeitamente no clima dominante a esta latitude.

Para as ilhas, espera-se menos chuva, principalmente nos Açores, onde a previsão aponta para períodos de céu muito nublado ao longo do dia. Apenas são esperados aguaceiros na ilha Terceira. Para a ilha de Santa Maria prevê-se menos nebulosidade. As temperaturas mínimas deverão variar entre os 16 ºC e os 18 ºC, sendo que as máximas poderão oscilar entre os 20 ºC e os 22 ºC.

A estabilidade também vai chegar à ilha da Madeira, que segundo a nossa previsão, deverá contar com muita nebulosidade, mas sem chuva. Se na vertente Norte se espera que a neblina persista ao longo do dia, as restantes geografias madeirenses deverão contar com céu pouco nublado ou limpo. As temperaturas mínimas deverão oscilar entre os 17 ºC e os 21 ºC, sendo que as máximas poderão variar entre os 23 ºC e os 26 ºC.

Este período de relativa amenidade deverá anteceder um novo episódio de calor mais intenso, que lá para o meio da semana chegará ao nosso território continental.