Situação atmosférica vai mudar em Portugal continental a partir de quinta-feira, 10 de julho: eis o que esperar do tempo

Portugal continental irá enfrentar algumas mudanças no seu estado do tempo nos próximos dias. Primeiro, a temperatura máxima irá diminuir, e depois, a chuva poderá voltar. Confira aqui a previsão!

Como temos vindo a avançar, ao longo desta semana o estado do tempo em Portugal continental será de contrastes. Começa quente e seca e poderá terminar húmida e fresca.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

O afastamento da massa de ar quente que estava a influenciar as temperaturas elevadas no nosso território e a influência de um centro de baixas pressões poderão contribuir para uma instabilidade atmosférica na segunda parte da semana.

A partir de quinta dia 10 de julho, espera-se uma mudança sobre a nossa geografia

Após um início de semana seco, soalheiro e quente, a partir de quinta-feira poderemos assistir a uma reviravolta do cenário atmosférico na nossa geografia continental.

Nesse dia, poderão surgir algumas nuvens ao longo de toda a faixa litoral, logo nas primeiras horas da manhã. No entanto, com o passar das horas, esta nebulosidade poderá restringir-se à linha de costa, devendo, nas últimas horas do dia, começar a avançar na direção oeste-este, para as regiões Norte e Centro.

chuva prevista
Entre sexta-feira e sábado esperam-se alguns períodos de chuva fraca em diversos locais.

Para além disto, as temperaturas irão diminuir de forma significativa em todo o país, devendo os valores máximos oscilarem entre os 20 ºC em Viana do Castelo e os 33 ºC em Bragança.

Desta forma, sexta-feira, poderá contar com uma madrugada nublada em boa parte do país, não se descartando a possibilidade de ocorrência de alguma chuva fraca e dispersa na zona de Coimbra. Ao amanhecer, esta chuva poderá estender-se para a zona do Porto e Leiria, mantendo-se nestas duas últimas durante algumas horas.

Em relação às temperaturas máximas, estas deverão manter-se entre os 20 ºC em Viana do Castelo e os 28 ºC em Beja e Bragança. Neste dia, o Vale do Douro deverá ser a região mais quente do país, com 33 ºC.

No fim de semana as temperaturas aumentam, mas a chuva continua

Sábado amanhecerá com céu geralmente nublado, devendo esta nebulosidade, a partir das primeiras horas da tarde, começar a dissipar-se. No entanto, espera-se a ocorrência de precipitação para o Nordeste Transmontano. Esta poderá ser acompanhada de trovoada, mas é expectável que se dissipe ao final da tarde.

temperatura do ar à superfície
Entre sábado e domingo as temperaturas voltam a aumentar na faixa interior, ainda que a chuva permaneça, de forma fraca e dispersa.

As temperaturas poderão aumentar ligeiramente ao longo da faixa interior, devendo os valores máximos oscilarem entre os 20 ºC em Viana do Castelo e os 30 ºC em Castelo Branco. O Vale do Douro poderá registar até 34 ºC de máxima, sendo o local mais quente do país, mais uma vez.

Esta tendência de tempo instável, com alguma chuva fraca e possibilidade de trovoada, assim como a tendência de aumento dos termómetros irá continuar no domingo, onde já serão vários os distritos do interior a ultrapassar os 30 ºC.