Calor em Portugal: Aviso amarelo nestes distritos até quarta-feira, 9 de julho, saiba quais e quando o tempo mudará!

O tempo quente continua! Mas não em todo o território de Portugal continental. Porém, até quarta-feira, 9 de julho, alguns distritos deverão manter-se cautelosos. Além disto, há mudança meteorológica à vista. Eis a previsão completa!

Após mais uma jornada de tempo quente e calor moderado a intenso, sobretudo nas regiões do interior de Portugal continental que esta segunda-feira (7) se mantêm sob aviso amarelo, os mapas de referência da Meteored indicam mudanças meteorológicas no curto-médio prazo para a reta final da segunda semana de julho de 2025.

Hoje, terça (8) e quarta-feira, 9 de julho, entre 2 e 7 distritos da unidade territorial do Continente continuarão sob aviso amarelo devido à previsão de persistência de valores elevados da temperatura máxima.

Até às 18:00 de amanhã - terça-feira, 8 de julho - os habitantes dos distritos de Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja deverão manter-se cautelosos com o calor intenso que ainda vai marcando presença sobre a nossa geografia.

Por fim, o calor moderado a intenso, ainda persistirá nas regiões do interior Norte, sobretudo nas localidades do Vale do Douro, pelo que o IPMA optou por estender o aviso amarelo até às 21:00 de quarta-feira, 9 de julho nos distritos de Vila Real e Bragança.

Como se pode observar no mapa acima, as regiões do interior Norte e Centro, a Beira Baixa, o Alentejo, o Algarve e algumas zonas em redor dos rios Tejo e Mondego, serão as mais quentes de Portugal continental nesta terça-feira, 8 de julho.

Em várias destas regiões as temperaturas máximas alcançarão entre 35 e 39 ºC, com o Baixo Alentejo (Beja) a destacar-se como a zona mais quente do nosso país amanhã.

Cuidados a ter com o calor, apesar da diminuição da sua influência geográfica

Apesar da diminuição substancial do calor moderado a intenso sobre o território de Portugal continental, é preciso recordar que estamos em julho, o mês estival por excelência, a par de agosto, mas com temperaturas máximas médias, geralmente, mais elevadas.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Deste modo, apesar da descida generalizada das temperaturas no nosso país, os cuidados em relação ao tempo quente em praticamente toda a geografia devem manter-se.

O tempo quente continua a exigir cautela por parte dos grupos etários e demográficos, do ponto de vista socioeconómico e de saúde pública, mais vulneráveis, tais como os idosos, grávidas, crianças e pacientes com doenças do foro cardíaco ou respiratório.

Modos eficazes e que previnem as pessoas de se exporem, entre o período de tempo quente, soalheiro e seco mais perigoso (11:00 - 18:00) é a hidratação constante (beber muitos líquidos, tais como água e limonadas ou sumos naturais), colocar protetor solar várias vezes ao dias para que possa proteger-se da radiação solar, em concreto dos raios UV (ultravioleta).

Radiação Ultravioleta Portugal
Nesta terça-feira, 8 de julho, o índice UV continuará com valores muito elevados e perigosos para o ser humano e para todos os outros seres vivos.

Além disto, procure sempre espaços arejados, à sombra (preferencialmente com árvores) e termicamente confortáveis ao corpo humano .

Mudanças meteorológicas "desenham-se" no horizonte dos mapas de curto-médio prazo

Segundo os mapas concebidos pelo Departamento de Meteorologia da Meteored, que trabalha, analisa e utiliza os dados do modelo Europeu do Centro de Previsões de Médio e Longo Prazo (ECMWF), entre quinta-feira (10) e sábado (12), vislumbra-se a possibilidade de alterações no estado do tempo em Portugal continental.

Tal dever-se-ia a um novo centro de baixas pressões que se situaria verticalmente sobre a Península Ibérica. Como já é habitual no verão, e em especial com a variável da precipitação, a previsão de chuva e/ou granizo e trovoada é algo muito complexo e especialmente difícil de dizer quando e onde, sobretudo quando ainda faltam mais de 72 ou 96 horas para o início de potencial evento meteorológico.

Não obstante, o mapa abaixo revela que poderá chuviscar em diferentes zonas do nosso país, nomeadamente no litoral Centro e Oeste ou até mesmo em zonas do interior Norte, Alentejo ou Algarve.

Para esta sexta-feira, 11 de julho, os mapas antecipam mais nebulosidade, tempo menos quente, possibilidade de precipitação e um centro de baixas pressões posicionado sobre a Península Ibérica.

Aqui na Meteored Portugal continuaremos a monitorizar atenta e diariamente a situação meteorológica, atualizando-o(a) com todos os detalhes do estado do tempo que deve saber para melhor planear o seu dia-a-dia e as suas atividades profissionais e/ou recreativas.