Calor em Portugal: Aviso amarelo nestes distritos até quarta-feira, 9 de julho, saiba quais e quando o tempo mudará!

O tempo quente continua! Mas não em todo o território de Portugal continental. Porém, até quarta-feira, 9 de julho, alguns distritos deverão manter-se cautelosos. Além disto, há mudança meteorológica à vista. Eis a previsão completa!
Após mais uma jornada de tempo quente e calor moderado a intenso, sobretudo nas regiões do interior de Portugal continental que esta segunda-feira (7) se mantêm sob aviso amarelo, os mapas de referência da Meteored indicam mudanças meteorológicas no curto-médio prazo para a reta final da segunda semana de julho de 2025.
Hoje, terça (8) e quarta-feira, 9 de julho, entre 2 e 7 distritos da unidade territorial do Continente continuarão sob aviso amarelo devido à previsão de persistência de valores elevados da temperatura máxima.

Até às 18:00 de amanhã - terça-feira, 8 de julho - os habitantes dos distritos de Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja deverão manter-se cautelosos com o calor intenso que ainda vai marcando presença sobre a nossa geografia.
Por fim, o calor moderado a intenso, ainda persistirá nas regiões do interior Norte, sobretudo nas localidades do Vale do Douro, pelo que o IPMA optou por estender o aviso amarelo até às 21:00 de quarta-feira, 9 de julho nos distritos de Vila Real e Bragança.
Em várias destas regiões as temperaturas máximas alcançarão entre 35 e 39 ºC, com o Baixo Alentejo (Beja) a destacar-se como a zona mais quente do nosso país amanhã.
Cuidados a ter com o calor, apesar da diminuição da sua influência geográfica
Apesar da diminuição substancial do calor moderado a intenso sobre o território de Portugal continental, é preciso recordar que estamos em julho, o mês estival por excelência, a par de agosto, mas com temperaturas máximas médias, geralmente, mais elevadas.
Deste modo, apesar da descida generalizada das temperaturas no nosso país, os cuidados em relação ao tempo quente em praticamente toda a geografia devem manter-se.
Modos eficazes e que previnem as pessoas de se exporem, entre o período de tempo quente, soalheiro e seco mais perigoso (11:00 - 18:00) é a hidratação constante (beber muitos líquidos, tais como água e limonadas ou sumos naturais), colocar protetor solar várias vezes ao dias para que possa proteger-se da radiação solar, em concreto dos raios UV (ultravioleta).

Além disto, procure sempre espaços arejados, à sombra (preferencialmente com árvores) e termicamente confortáveis ao corpo humano .
Mudanças meteorológicas "desenham-se" no horizonte dos mapas de curto-médio prazo
Segundo os mapas concebidos pelo Departamento de Meteorologia da Meteored, que trabalha, analisa e utiliza os dados do modelo Europeu do Centro de Previsões de Médio e Longo Prazo (ECMWF), entre quinta-feira (10) e sábado (12), vislumbra-se a possibilidade de alterações no estado do tempo em Portugal continental.
Tal dever-se-ia a um novo centro de baixas pressões que se situaria verticalmente sobre a Península Ibérica. Como já é habitual no verão, e em especial com a variável da precipitação, a previsão de chuva e/ou granizo e trovoada é algo muito complexo e especialmente difícil de dizer quando e onde, sobretudo quando ainda faltam mais de 72 ou 96 horas para o início de potencial evento meteorológico.
Não obstante, o mapa abaixo revela que poderá chuviscar em diferentes zonas do nosso país, nomeadamente no litoral Centro e Oeste ou até mesmo em zonas do interior Norte, Alentejo ou Algarve.

Aqui na Meteored Portugal continuaremos a monitorizar atenta e diariamente a situação meteorológica, atualizando-o(a) com todos os detalhes do estado do tempo que deve saber para melhor planear o seu dia-a-dia e as suas atividades profissionais e/ou recreativas.