Tempo ficará mais fresco em Portugal e há chuva à vista: Joana Campos conta-lhe onde!

Como temos vindo a avançar, a segunda parte da semana em Portugal continental será diferente da primeira, do ponto de vista atmosférico. As temperaturas diminuem de forma significativa e a chuva pode regressar!

O dia de hoje amanheceu soalheiro e mais fresco, principalmente ao longo da faixa litoral, onde se sente um maior alívio das temperaturas, tal como havíamos previsto.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Ainda assim, estas podem variar entre os 19ºC em Viana do Castelo e os 35ºC em Beja, sendo que a região do Vale do Douro poderá ser a mais quente do país, com 38ºC.

Segunda parte da semana contará com temperaturas mais frescas

O afastamento da massa de ar quente, proveniente do Norte de África, que esteve praticamente estacionária e, por isso, a influenciar as temperaturas em Portugal continental durante vários dias consecutivos, irá contribuir para a diminuição progressiva das mesmas nos próximos dias.

Desta forma, amanhã, quinta-feira, dar-se-á uma nova descida dos valores máximos, desta vez com mais expressão no interior, onde apenas os distritos de Bragança, Vila Real, Castelo Branco e Beja deverão ultrapassar os 30ºC.

temperatura do ar à superfície
Sexta-feira deverá ser o dia mais fresco da semana, especialmente no interior, onde os valores podem voltar a aumentar no fim de semana.

Na sexta-feira, o distrito mais quente deverá ser Beja, com 28ºC, ainda que, localmente, o Vale do Douro possa registar 31ºC. Já as regiões montanhosas do Norte e Centro poderão registar as temperaturas mais baixas, assim como o noroeste do país, devendo as mesmas oscilarem entre os 15ºC e os 19ºC.

No entanto, sábado mostra um novo, mas pequeno, aumento das temperaturas, devendo esta tendência manter-se no domingo, onde Bragança poderá contar com 30ºC, e Castelo Branco, Évora e Beja podem registar 31ºC. Na faixa litoral, os valores deverão manter-se estáveis.

A possibilidade de chuva também regressa ao país nos próximos dias

Para além disto, a influência de um centro de baixas pressões poderá trazer alguma instabilidade entre quinta e sábado, com alguns períodos de chuva fraca e dispersa, especialmente no Norte do país.

Ao longo do dia de sexta-feira, a chuva, ainda que fraca, será mais provável na região Centro, especialmente no litoral Oeste, podendo dirigir-se até à zona de Aveiro, e não se descartando a possibilidade de ocorrência a Norte. Ainda assim, deverá dissipar-se nas últimas horas do dia. Para além da chuva, espera-se a ocorrência de trovoada, na sexta-feira, no Nordeste Transmontano. No sábado esta poderá ocorrer no Norte, principalmente nas cotas mais elevadas.