Tempo em Portugal esta semana: esperam-nos dias secos e soalheiros, com uma gradual descida das temperaturas

Após algum alívio térmico em alguns locais de Portugal, as temperaturas voltarão a descer, de forma gradual e em todo o país, incluindo as regiões do interior. Saiba mais na previsão!

Como já explicamos em previsões anteriores, Portugal continental estará sob influência de uma depressão ao longo de quase toda a semana, no entanto, esta não trará efeitos significativos ao nosso cenário atmosférico.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Para além de dias secos e soalheiros, espera-se uma diminuição generalizada e gradual das temperaturas máximas em todo o território. Esta diminuição será sentida primeiro na faixa litoral e, nos últimos dias da semana, na faixa interior.

A semana arranca quente, com valores máximos até 40 ºC

Para esta segunda-feira espera-se um dia estável, do ponto de vista atmosférico, e temperaturas máximas entre os 25 ºC em Aveiro e Viana do Castelo e os 36 ºC em Beja e Castelo Branco. Localmente, especialmente no Alentejo e Beira Baixa, as temperaturas podem ser mais elevadas, com valores a chegar aos 39 ºC e aos 37 ºC, respetivamente.

temperatura do ar à superfície
Segunda e terça-feira serão os dias mais quentes da semana, segundo a mais recente atualização dos nossos mapas.

À semelhança de segunda-feira, terça, dia 8 de julho, será um dia praticamente sem nuvens, podendo contar apenas com algum nevoeiro junto à costa, especialmente nas regiões Centro e Sul (costa alentejana).

Em relação às temperaturas, espera-se que os termómetros variem entre os 25 ºC em Viana do Castelo e os 38 ºC em Beja, denotando-se um aumento dos valores. Nos distritos da faixa litoral dar-se-á o aumento mais significativo, onde o Porto pode registar 33 ºC, Braga 32 ºC, Aveiro 30 ºC, Coimbra 37 ºC e Leiria 33 ºC.

A partir de quarta-feira os valores caem em todo o país

A estabilidade atmosférica continuará e as temperaturas começam a cair em todo o país a partir de quarta-feira, dia 9 de julho. Assim, esperam-se valores entre os 21 ºC em Viana do Castelo e os 35 ºC em Beja. Neste dia, o Vale do Douro pode ser a zona mais quente do país, com máxima de 38 ºC.

Depois de um aumento das temperaturas no início da semana, a segunda metade da mesma trará um alívio significativo e generalizado das mesmas.

Na quinta-feira espera-se alguma nebulosidade ao longo da faixa litoral, devendo a mesma dissipar-se a partir das primeiras horas da tarde. No entanto, ao final do dia esta poderá voltar e começar a abranger a região Norte. Neste dia, as temperaturas máximas poderão variar entre os 20 ºC em Viana do Castelo e os 33 ºC em Bragança e Castelo Branco. Ao longo da faixa litoral denotar-se-á uma descida mais acentuada, onde Braga registará 25 ºC, Porto 23 ºC, Aveiro 24 ºC, Coimbra 27 ºC e Leiria com 25 ºC.

anomalia térmica
Com a descida das temperaturas, a anomalia térmica negativa na faixa interior será mais elevada, podendo chegar aos 7 ºC abaixo da normal climatológica.

Sexta-feira amanhecerá com céu nublado em praticamente toda a geografia continental, devendo a nebulosidade concentrar-se na faixa litoral, com o passar das horas, e começando a dissipar-se até ao final do dia. Apesar das nuvens, não há previsão de precipitação.

Quanto às temperaturas, estas voltam a descer em todo o país, devendo registar-se valores entre os 20 ºC em Viana do Castelo e os 31 ºC em Bragança. No Alentejo, uma das regiões mais fustigadas do calor, podem registar-se valores de 27 ºC para Portalegre e Beja e de 26 ºC para Évora, resultando num alívio térmico significativo face aos valores registados na primeira parte da semana.

Para sábado, espera-se um dia semelhante ao de sexta-feira, com céu parcialmente nublado, não se descartando a possibilidade de chuva fraca no Alto Alentejo. As temperaturas máximas não sofrerão mudanças significativas, esperando-se valores entre os 19 ºC em Viana do Castelo e os 29 ºC em Bragança.