Semana arranca quente nos arquipélagos da Madeira e dos Açores: neste último, os termómetros aproximam-se dos 30ºC

O tempo nos arquipélagos contará com alguns períodos fracos de instabilidade, mas os termómetros poderão subir, principalmente nos Açores. Confira aqui a previsão!

As temperaturas aumentaram em todo o país e até nas ilhas este aumento será notado ao longo dos próximos dias, onde a Ilha das Flores poderá registar 28ºC de temperatura máxima já na próxima terça-feira.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Os valores de temperatura máxima em ambos os arquipélagos costumam ser sempre bastante agradáveis, denotando-se, inclusive, uma amplitude térmica também bastante baixa, principalmente nos Açores.

Semana arranca com alguma instabilidade atmosférica, mas com temperaturas elevadas

Apesar do anticiclone dos Açores permanecer sobre a nossa geografia insular, ambos os arquipélagos poderão contar com alguma nebulosidade nos próximos dias ainda que as temperaturas sejam dignas de verão.

Para os Açores, a semana começa com uma segunda-feira de céu parcialmente nublado e com possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos e dispersos nos Grupos Central e Oriental, que poderão persistir ao longo do dia no Grupo Central, mais especificamente na Ilha Terceira.

O vento, que poderá ser moderado ao longo do dia, perderá força à medida que as horas passam e as temperaturas máximas esperadas poderão oscilar entre os 23ºC em Angra do Heroísmo, Praia, Velas, Lajes do Pico e Nordeste, e os 27ºC na Horta.

temperatura do ar à superfície
Na terça-feira, os valores máximos da temperatura poderão subir até aos 28ºC no Grupo Ocidental dos Açores.

Terça-feira poderá ser um dos dias mais quentes da semana neste arquipélago, pelo que conseguimos observar. Ainda assim, são esperadas anomalias térmicas positivas ao longo da semana, especialmente no período diurno, onde as temperaturas se manterão mais elevadas em relação à normal climatológica.

Assim sendo, para esse dia, 29 de julho, esperam-se máximas entre os 22ºC em Velas e os 28ºC nas Lajes das Flores. Ponta Delgada e Horta poderão registar até 26ºC. No Corvo é expectável que a amplitude térmica seja praticamente nula, esperando-se valores de temperatura de cerca de 25ºC.

No Grupo Ocidental dos Açores esperam-se até 28ºC de temperatura máxima já na próxima terça-feira.

Ainda assim, espera-se a ocorrência de precipitação, com maior expressão no Grupo Central durante as horas da tarde. Não se descarta a possibilidade de chuva nos outros grupos de ilhas, ainda que esta se espere fraca e dispersa. Este cenário deverá repetir-se nos dias seguintes, pelo menos até quinta-feira.

Madeira sem chuva à vista e com algumas oscilações térmicas

Para a Madeira o cenário será ligeiramente diferente. Não se espera a ocorrência de chuva, havendo vários períodos de céu limpo, e ainda que segunda-feira se espere mais quente, com máximas a oscilar entre os 22ºC em Santana e os 26ºC no Funchal, nos dias seguintes espera-se uma ligeira diminuição destes valores.

nebulosidade
Porto Santo deverá registar mais períodos de nebulosidade do que a Ilha da Madeira, ainda que esta não se livre totalmente da mesma.

Assim sendo, terça-feira, os valores de temperatura máxima irão variar entre os 22ºC em Santana e Porto Moniz e os 25ºC no Curral das Freiras, já as mínimas mais baixas para este dia poderão ser de 16ºC em São Vicente e Boaventura.

Na quarta-feira denotar-se-á mais uma ligeira diminuição dos valores de temperatura mínima e máxima, onde a mínima mais baixa poderá ser de 15ºC em São Vicente e a máxima mais elevada não deverá ultrapassar os 25ºC na Calheta.

À semelhança do arquipélago dos Açores, a Região Autónoma da Madeira também registará anomalias positivas durante as horas diurnas, com maior expressão na segunda-feira, que se espera ser um dos dias mais quentes da semana para este arquipélago.