Primeiro fim de semana de outubro com temperaturas invulgarmente elevadas: eis as 3 regiões mais quentes de Portugal

O mês de outubro arranca com temperaturas elevadas e tempo estável resultante de uma ação prolongada das altas pressões sobre a Península Ibérica, sendo expectáveis algumas mudanças ao longo do fim de semana.

Depois do ex-furacão Gabrielle ter alterado o padrão meteorológico de Portugal nos últimos dias de setembro, o primeiro fim de semana de outubro arranca com temperaturas mais elevadas do que o esperado para a altura do ano em questão.

Os dias 2, 3, 4 e 5 de Outubro deverão apresentar um padrão meteorológico variável em Portugal Continental, Açores e Madeira. Com contraste entre estabilidade atmosférica no Continente e episódios pontuais de precipitação associados à aproximações de cavados atlânticos e à influência de massas de ar húmido nos arquipélagos.

Continuação de tempo estável em Portugal

No continente, prevê-se que o início do período seja marcado por tempo relativamente estável e quente resultante de uma ação prolongada das altas pressões sobre a Península Ibérica.

Mapa de emperatura em Portugal.
Altas temperaturas vão ser sentidas ao longo do fim de semana, maioritariamente nas regiões de Alentejo e Vale do Tejo.

Com o céu pouco nublado ou temporariamente nublado e temperaturas máximas compreendidas de 22 °C a 25 °C no litoral oeste e valores na ordem dos 26 °C a 30 °C nas regiões do interior, em especial no Alentejo e Vale do Tejo. O vento deverá soprar com intensidade fraca a moderada vindo de norte, podendo intensificar-se durante a tarde no litoral, com rajadas pontuais até 40 km/h.

A ausência de precipitação e a persistência de temperaturas amenas poderão manter um risco de incêndio moderado no interior Centro e Sul.

Nesta quinta-feira dia 2 de outubro, regista-se o pico da semana com temperaturas máximas de 29 °C a 31 °C nos vales do Tejo, Sado e Alentejo. A partir de dia 3, a aproximação de uma depressão em altitude vinda de Oeste poderá intensificar a nebulosidade nas regiões do Norte, Centro, Oeste e Vale do Tejo, mas sem previsão de chuva ou aguaceiros.

Mapa da anómalia da Temperatura
Verificamos que as temperaturas previstas estão acima do padrão de temperatura média histórico.

As temperaturas deverão registar uma ligeira descida nestas áreas, com temperaturas máximas entre 18 °C e 25 °C. No sul, mantém-se tempo mais seco, com máximas ainda próximas dos 30 °C em Beja e Évora. O vento poderá rodar para oeste ou sudoeste nas regiões do litoral norte e centro, com rajadas até aproximadamente 26 km/h.

E nos Arquipélagos, o que esperar do tempo nos primeiros dias de outubro?

Na Madeira, a previsão meteorológica indica céu com períodos de maior nebulosidade, especialmente nas vertentes norte, com probabilidade de aguaceiros. As temperaturas máximas deverão variar entre 21 °C e 24 °C na generalidade da ilha. O vento deverá soprar moderadamente vindo de nordeste, com eventuais rajadas nas zonas com maior elevação e nos extremos leste e oeste.

Nos Açores, antevê-se maior instabilidade, associada à passagem de superfícies frontais pouco ativas. Entre 2 e 4 de outubro, são esperados períodos de nebulosidade moderada e pontuais aguaceiros. As temperaturas máximas compreendem-se entre 21 °C e 23 °C e o vento soprará moderadamente na ordem dos 30km/h de oeste ou sudoeste, com rajadas pontuais mais elevadas.