Temperaturas máximas elevadas e noites tropicais até quinta-feira, 2 de outubro: saiba em que zonas de Portugal!

Estamos prestes a entrar no mês de outubro e os termómetros continuam a rondar os 30ºC em diversos pontos do país. Confira a previsão para os próximos dias!

Esta semana será pautada por dias secos e soalheiros e contará com temperaturas acima da média em boa parte do país, como nos mostra o mapa de anomalias térmicas abaixo. Esta estabilidade atmosférica deve-se ao regresso do anticiclone à sua posição habitual.

Temperaturas diurnas continuam elevadas e noites também aquecem

Para hoje esperam-se máximas entre os 20ºC em Viana do Castelo e os 30ºC em Lisboa. Já as noites também se esperam mais quentes na região lisboeta e na região Sul, especialmente no Baixo Alentejo e no Sotavento Algarvio.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Onde, em Lisboa poderão registar-se 23ºC pelas 23h, em Mértola 21ºC e em Tavira 22ºC. Esta tendência de noites tropicais nestas zonas, com valores acima dos 20ºC, deverá continuar até quinta-feira.

anomalia térmica
Quarta e quinta-feira poderão contar com as anomalias térmicas positivas mais pronunciadas da semana, no entanto, na quarta-feira os valores poderão ser superiores.

Amanhã, quarta-feira, denotaremos um novo aumento generalizado das temperaturas, especialmente no litoral Norte e Centro, com valores entre os 22ºC em Viana do Castelo e os 31ºC em Lisboa. Desta forma, as anomalias térmicas positivas poderão cobrir a maior parte da nossa geografia continental, com exceção de algumas zonas algarvias.

Como conseguimos observar no mapa acima, estas anomalias, apesar de se registarem na maioria do território, serão mais evidentes ao longo da faixa litoral, podendo ir até 6ºC acima da normal climatológica.

A partir de quinta-feira poderemos denotar o início de uma mudança no estado de tempo

Na quinta-feira, dia 2 de outubro, esta tendência de aumento manter-se-á maioritariamente no Sul, sendo que no Norte poderemos registar valores um pouco inferiores face a quarta-feira.

Desta forma, os distritos mais quentes do país poderão ser Lisboa e Beja, com 31ºC. Braga e Vila Real poderão ser os distritos mais quentes do Norte.
Ainda na quinta-feira, a nebulosidade poderá regressar a partir das últimas horas da tarde, devendo persistir nos dias seguintes.

Como avançamos noutras previsões, os furacões do Atlântico poderão influenciar os nossos padrões climáticos e, segundo a mais recente atualização do ECMWF, o fim de semana poderá registar uma diminuição generalizada das temperaturas e o regresso da chuva. No entanto, aconselhamos que se mantenha atento às próximas previsões.