Na segunda-feira, 6 de outubro, uma grande crista subtropical entrará na Europa, impactando o tempo em Portugal

Ainda que o fim de semana possa contar com alguma nebulosidade em boa parte da nossa geografia continental e com uma diminuição generalizada das temperaturas, esta tendência depressa cessará. Confira aqui a previsão!

Como temos vindo a avançar, apesar desta subida das temperaturas e de tempo seco e soalheiro, é esperada uma pequena mudança no fim de semana. Esta poderá começar a sentir-se ainda hoje, ao final do dia, com o regresso da nebulosidade ao continente português e dever-se-á a uma depressão que irá atravessar as Ilhas Britânicas.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Para amanhã, sexta-feira, espera-se já um pequeno arrefecimento no Norte do país, ainda que no Sul as temperaturas se mantenham elevadas. Para além disto, espera-se um dia geralmente nublado, podendo contar com algumas abertas, especialmente no Norte e Centro, e com céu limpo no Sul.

No entanto, e apesar de no sábado podermos sentir uma nova diminuição dos valores máximos de temperatura, um pouco por todo o país, e uma persistência da nebulosidade, no domingo é esperado um novo aumento dos termómetros, que poderá intensificar-se na segunda-feira.

Segunda-feira, dia 6 de outubro, teremos o verão de volta

Com o início da próxima semana e com o anticiclone em crista, as condições atmosféricas vão melhorar em boa parte do sul da Europa. A chuva deverá manter-se afastada, assim como uma boa parte da nebulosidade, e as temperaturas vão aumentar, especialmente neste dia.

temperatura do ar à superfície; anticiclone
Para além de céu limpo e ausência de precipitação, segunda-feira contará com valores iguais ou acima de 30 ºC em vários pontos de Norte a Sul do país.

Segunda-feira amanhecerá com céu limpo e, à exceção do Nordeste Transmontano, todo o país registará valores acima de 20 ºC no período da manhã. Já ao início da tarde, boa parte dos distritos, especialmente os do litoral, registarão valores próximos ou iguais a 30 ºC. A cidade de Viana do Castelo poderá contar com 24 ºC, Braga e Porto com 27 ºC e Aveiro com 28 ºC.

No entanto, a meio da tarde, a temperatura poderá diminuir ligeiramente nas zonas mais próximas do mar, mas no interior dos distritos irá aumentar, sendo esperados até 30 ºC no interior dos distritos de Braga, Porto e Aveiro. No Nordeste Transmontano, os valores máximos não deverão ultrapassar os 26 ºC.

na Região Sul, os termómetros poderão alcançar os 33 ºC a nível local, no Alentejo. Ainda assim, esperam-se máximas entre os 30 ºC e os 32 ºC entre o Ribatejo e o Algarve.

Anomalias térmicas positivas continuarão elevadas

Com esta tendência de aumento e ainda que na terça-feira os valores possam diminuir, especialmente a oeste da Barreira de Condensação, aumentando na região de Trás-os-Montes, as anomalias térmicas positivas continuarão elevadas, principalmente no nordeste, como podemos ver no mapa abaixo.

anomalias térmicas
As anomalias positivas, referentes ao período das temperaturas máximas, continuam elevadas em praticamente toda a geografia continental.

No distrito de Bragança, as anomalias positivas podem chegar aos 8 ºC na terça-feira, com o aumento das temperaturas esperado. No mesmo intervalo horário, são esperadas máximas até 32 ºC, especialmente no Vale do Douro. Ainda assim, a máxima mais baixa da região poderá ser de 27 ºC na cidade de Bragança.

Viana do Castelo e Aveiro poderão contar com máximas de 18 ºC e 19 ºC, respetivamente, correspondendo a duas das regiões mais frescas do país nesse dia, 7 de outubro.