Na próxima semana uma grande crista 'abraçará’ Portugal e Alfredo Graça avisa: “estão à vista temperaturas caniculares!”

O tempo em Portugal não só se irá manter estável, seco e soalheiro, como o calor deverá intensificar-se na próxima semana na geografia continental. Saiba as temperaturas previstas e outros fenómenos meteorológicos expectáveis!
O anticiclone que se situa ao largo da Região Autónoma dos Açores vai estender-se em crista para o Golfo da Biscaia durante a próxima semana (26 maio - 1 junho), permitindo o desenvolvimento de uma depressão térmica sobre Portugal continental e Espanha peninsular.
Esta situação sinóptica estará na origem de um fluxo de Sueste, com transporte de uma massa de ar tropical continental proveniente do Norte de África. Isto será favorável a uma panorama de tempo quente e seco ao longo da semana vindoura.
Deste modo, prevê-se a continuação de céu pouco nublado ou limpo, podendo haver algumas nuvens durante a madrugada e início da manhã nas Regiões Norte e Centro, mais provável nos primeiros dias da semana e no litoral.

O vento vai continuar a soprar do quadrante norte (Nortada), com intensidade fraca a moderada, sendo temporariamente do quadrante leste durante a madrugada. É expectável que sopre pontualmente com força no litoral Oeste e nas terras altas, sobretudo durante o período vespertino (de tarde).
Na quinta-feira (29) e na sexta (30) prevê-se que ocorra uma tendência para enfraquecimento e maior predominância do quadrante Leste. Devido a esta situação, o transporte da massa de ar quente e seco acima referido contribuirá para um reforço do calor intenso e para a proeminência do episódio de tempo quente no nosso país.
Calor de mais de 30 ºC previsto para várias regiões. Saiba quais!
As temperaturas vão, por agora, manifestando valores já bem acima dos valores médios de referência de acordo com a normal climatológica do mês de maio em grande parte da geografia de Portugal continental. Além disto, haverá uma tendência para uma subida gradual, que será mais significativa na quinta (29) e na sexta-feira (30).
Tendo isto em conta, a temperatura máxima deverá superar os 30°C em grande parte do nosso país a partir da próxima terça-feira, 27 de maio, com exceção de alguns locais na faixa costeira ocidental, e valores acima dos 35 °C na Região Sul (distritos de Portalegre, Évora, Beja, Setúbal e Faro) e Vale do Tejo (Santarém e Lisboa).

Prevê-se também uma subida das temperaturas mínimas. Contudo, ainda são expectáveis registos inferiores a 10 °C nalguns locais das Regiões Norte e Centro até à próxima segunda-feira (26). Ao longo da semana, as mínimas deverão escalar para valores superiores aos 15 ºC em grande parte da geografia do Continente.
Estão à vista o Perigo de Incêndio Rural e valores de índice de radiação UV muito elevados
As condições meteorológicas descritas vão traduzir-se no aumento progressivo do Perigo de Incêndio Rural (PIR), com a classificação de PIR elevado ou muito elevado a espalhar-se gradualmente à maioria das regiões. Aliás, a classificação de PIR máximo irá alcançar alguns concelhos meridionais do nosso país. Isto terá como consequência condicionantes das atividades permitidas em meio rural.
Quanto ao índice de radiação ultravioleta (UV), os mapas de referência da Meteored sugerem a continuidade de valores muito elevados, como é o expectável para esta época do ano próxima ao arranque do verão climatológico, ao solstício de verão, ao maior número de horas com radiação solar e ainda devido à ausência de nebulosidade.
Aqui na Meteored vamos continuar a monitorizar a situação meteorológica, pelo que apelamos a que mantenha a consulta diária das nossas previsões para o estado do tempo em Portugal.