Calor de 34 °C, nortada e radiação UV perigosa para a saúde em Portugal. Eis as regiões mais expostas nos próximos dias!

O tempo em Portugal continental nos próximos dias continuará estável, seco, soalheiro e quente. A escalada das temperaturas e o calor diurno remetem para a perigo que a radiação UV representará para a saúde. Saiba a previsão completa!
O atual estado do tempo em Portugal continental é explicado pelo condicionamento que o centro de altas pressões conhecido como anticiclone dos Açores vai exercendo nas imediações da nossa geografia. Por estes quentes dias de maio, as condições meteorológicas são de estabilidade, secura e muito sol, com o céu geralmente pouco nublado ou limpo.
O vale do Guadiana poderá mesmo assumir-se como a região mais quente do país, com a vila de Mértola a cumprir um papel de destaque no seio deste episódio de tempo quente.
Porém, há outros elementos meteorologico-climáticos, associados à aproximação ao verão climatológico (arrancará a 1 de junho) que se vão manifestando também por estes dias.
Um deles, o vento do quadrante Norte (nortada), que é tipicamente predominante na costa atlântica portuguesa ao longo da estação estival e, o outro, o nevoeiro de advecção matinal, que tende a formar-se em vários locais da nossa geografia também nesta época do ano, e com maior incidência nas regiões do litoral Norte e Centro.
Temperaturas máximas escalarão até aos 34 ºC nestas regiões
Nas regiões da Beira Baixa (distrito de Castelo Branco), Alentejo (distritos de Portalegre, Évora, Beja e Setúbal), Algarve (distrito de Faro) e Ribatejo (distrito de Santarém), os termómetros vão registar máximas entre 29 e 34 ºC nos próximos dias. O calor será intenso durante o período diurno de maior radiação solar, o que nos remete para a perigosidade para a saúde da radiação ultravioleta.
No período diurno entre o meio-dia (12:00) e as três horas da tarde (15:00) dos próximos dias, entre sábado (24) e terça (27), espera-se que a radiação ultravioleta apresente alguma perigosidade para a população portuguesa residente no Continente.

De facto, olhando os mapas de previsão do modelo de confiança da Meteored, os valores espelhados pela variável "Índice UV" sugerem valores entre os 7 e 9 graus em várias regiões, especialmente no Centro-Sul do nosso país. Recordemos que o calor excessivo pode causar indisposições, queimaduras na pele e, potencialmente, outros perniciosos problemas de saúde.
Deste modo, sabendo da tentação que o Sol representa para os portugueses, pelos benefícios que tem para o bem-estar e nos ganhos de vitamina D ("a vitamina do Sol"), apela-se a uma cautela extra neste período do dia ao longo dos próximos dias, dada a perigosidade que a radiação UV pode acarretar, em particular em grupos de pessoas mais vulneráveis (crianças, idosos, grávidas, entre outros).