Tempo em Portugal até segunda-feira, 26 de maio: além do calor, estes fenómenos também poderão afetar a sua região!

Além do calor intenso que se vai fazendo sentir em várias regiões de Portugal continental nestes quentes dias de maio, haverá mais fenómenos que poderão afetar o tempo na região em que reside. Saiba a previsão completa!
O estado do tempo em Portugal continental vai-se apresentando estável, seco, quente e soalheiro, com temperaturas máximas acima da média para a época do ano, mas ainda com acentuado arrefecimento noturno e, sobretudo, com a prevalência da nortada, um vento tipicamente estival e que intensifica a sensação de frescura no período sem radiação solar.
Mapa de previsão da temperatura à superfície (2 metros) para os próximos dias. O calor irá manifestar-se em todo o território continental, mas com ainda mais expressão nas regiões a sul do rio Tejo.
Relembremos ainda que, agora que "caminhamos a passos largos" para o arranque do verão climatológico (1 de junho), é normal que os ventos que sopram do quadrante Norte comecem a 'impor' o seu domínio. Na faixa costeira ocidental e nas terras altas soprará fraco a moderado, mas, nalguns momentos do dia soprará moderado, com rajadas fortes, indicativas do estabelecimento de um padrão atmosférico mais característico da estação veranil.
Tempo até domingo, 25 de maio. Calor e poucas nuvens, com algumas variações térmicas à escala regional
Para esta sexta-feira, 23 de maio, o céu continuará geralmente pouco nublado ou limpo. As altas pressões continuarão claramente a condicionar as condições meteorológicas na geografia do Continente, proporcionando a estabilidade atmosférica e o calor por muitos ansiado.

A nortada manterá a sua influência em todo o território de Portugal continental, soprando pontualmente mais forte nas terras altas e na faixa costeira ocidental. Prevê-se ainda uma descida das temperaturas máximas na metade oriental da Região do Algarve (distrito de Faro).
Para sábado (24) não se vislumbram grandes alterações. A maior novidade do ponto de vista meteorológico prende-se precisamente com a alteração que os termómetros irão registar: uma ligeira subida das temperaturas máximas, à exceção, novamente, da região algarvia.
Quanto a domingo, 25 de maio, não se preveem grandes alterações no firmamento. A maior novidade será mesmo o temporário aumento de nebulosidade durante a tarde em distritos do interior Norte e Centro (Vila Real, Viseu, Bragança e Guarda).

É expectável ainda a formação de nevoeiro de advecção durante o período da manhã nalguns locais do litoral Norte e Centro. No que diz respeito às temperaturas, espera-se uma ligeira subida das temperaturas mínimas no interior Norte e Centro e uma pequena subida das temperaturas máximas no distrito de Faro.
Além do calor, estes serão os fenómenos meteorológicos com que poderá contar na sua região
Na segunda-feira (26) não há perspetivas de alterações significativas no panorama meteorológico em Portugal continental. O tempo continuará seco, estável, quente e soalheiro durante mais um dia, apesar de, para a região mais meridional do país estar prevista uma ligeira descida das temperaturas máximas.
Quanto aos fenómenos meteorológicos expectáveis além do calor intenso que se vai fazendo sentir durante os períodos diurnos destes quentes dias de maio, vamos poder contar, como já foi acima referido, com a nortada e com a formação de nevoeiro matinal nalguns locais das Regiões Norte e Centro.