Este fim de semana o tempo quente intensificará em Portugal. Fique a saber quais as regiões mais expostas ao calor!

A previsão para o fim de semana aponta para tempo estável e temperaturas de verão em quase todo o território nacional. Prepare o seu fim de semana acompanhando cuidadosamente a nossa previsão!

A previsão da Meteored para o fim de semana aponta para a manutenção de um padrão que se iniciou na segunda quinzena de maio: tempo estável com temperaturas máximas a fazer lembrar o pico do verão.

(...) o fim de semana marcará a bitola para a última semana de maio (...)

Depois de uma semana que ainda teve momentos de nebulosidade e precipitação, principalmente na segunda e na terça-feira, à medida que a semana vai avançando regista-se uma subida das temperaturas, de Norte a Sul, tanto no litoral como no interior.

Neste final de semana, será o Sul do país a ser mais afetado pelas temperaturas elevadas, nomeadamente o Baixo Alentejo e o Algarve. Mas serão estas as mesmas regiões a serem afetadas pelo calor no fim de semana?

Sábado soalheiro fará lembrar o verão

O dia 24 (sábado) ficará marcado pelo céu limpo e pelas temperaturas máximas elevadas, enquadradas na estação do ano. Apesar disto, continua a registar-se uma forte amplitude térmica no interior do país, com a diferença entre as máximas e as mínimas na ordem dos 15 ºC.

No Sul do país, as máximas vão acompanhar a tendência da semana, sendo que nas restantes regiões está esperada uma ligeira subida em relação a sexta-feira (23).

Índice UV
Ao meio dia de sábado, o índice UV no território continental deverá oscilar entre o 8 e o 9, sendo que quem estiver exposto deverá utilizar óculos de Sol com filtro UV, chapéu, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças à luz solar. O cuidado com a pele deve ser levado a sério.

A previsão aponta para que o vento sopre do quadrante Norte, fraco a moderado. As temperaturas mínimas no território continental deverão variar entre os 7 ºC (Guarda) e os 16 ºC (Faro). Já as máximas deverão oscilar entre os 21 ºC (Guarda) e os 29 ºC (Beja).

A previsão de estabilidade estende-se ao Arquipélago da Madeira, se bem que também poderá contar com um pouco mais de nebulosidade, principalmente na vertente Norte da ilha homónima. As temperaturas mínimas estarão previsivelmente entre os 14 ºC (Calheta) e os 18 ºC (Vila Baleira), sendo que as máximas deverão variar entre os 20 ºC (Vila Baleira) e os 23 ºC (Funchal).

Rajadas de vento
Para além da nebulosidade, as rajadas de vento na ordem dos 50 Km/h também irão marcar o estado do tempo no arquipélago da Madeira, durante o fim de semana.

Apesar do anticiclone estar a condicionar o estado do tempo no continente, a previsão para os Açores é um pouco menos veraneante. O estado do tempo nas nove ilhas do arquipélago aponta para muita nebulosidade e mesmo para chuva na forma de aguaceiros, com particular incidência nas ilhas do grupo Ocidental (Flores e Corvo). Está ainda prevista alguma precipitação na ilha Terceira e em São Miguel. As temperaturas mínimas deverão oscilar entre os 15ºC (Angra do Heroísmo) e os 18ºC (Santa Cruz da Graciosa), sendo que as máximas deverão rondar os 20 ºC (Ponta Delgada).

Domingo de "aquece e arrefece"

O dia de domingo (25) será um dia de comportamentos opostos para a temperatura, sendo que em certas regiões é expectável uma ligeira subida e noutras, uma ligeira descida. Outro contraste importante em relação ao dia anterior (sábado) é a questão da nebulosidade, que estará mais presente nos distritos a Norte do Rio Tejo, a partir da tarde. O vento vai continuar a soprar moderado do quadrante Norte.

Temperaturas
A previsão para domingo, dia 25 de maio, apontam para temperaturas máximas acima dos 30ºC em quase todo o território continental a Sul do Rio Tejo.

As temperaturas mínimas deverão subir no Norte e no centro do país, sendo que as máximas deverão subir no Algarve, bem como no interior Norte e Centro. A forte amplitude térmica levará à formação de neblina ou nevoeiro matinal nas regiões litorais do Norte e Centro. As temperaturas mínimas deverão oscilar entre os 9 ºC (Bragança) e os 17 ºC (Faro), sendo que as máximas deverão oscilar entre os 19 ºC (Viana do Castelo) e os 31 ºC (Beja).

A toada de estabilidade mantém-se na Madeira, com bastante nebulosidade na vertente Norte da ilha principal. As temperaturas mínimas poderão oscilar entre os 15 ºC (Calheta) e os 19 ºC (Vila Baleira). Já as máximas deverão variar entre os 20 ºC (Calheta) e os 23 ºC (Funchal).

O padrão de instabilidade também se mantém nos Açores, de sábado para domingo, se bem que os aguaceiros deverão ser intercalados com períodos de boas abertas. Estes aguaceiros estão previstos para todas as nove ilhas dos Açores, sendo que as temperaturas mínimas deverão oscilar entre os 15 ºC (Angra do Heroísmo) e os 17 ºC (Ribeira Grande). As máximas deverão rondar, novamente, os 20 ºC.

Aparentemente, o fim de semana marcará a bitola para a última semana de maio, que se espera, pelo menos na primeira metade, bastante quente, com as temperaturas a superar claramente os 30 ºC, em certas regiões do território continental.