Hoje arrancou o outono climatológico no Hemisfério Norte: que influência terá no tempo em Portugal esta semana?

Ainda que o verão astronómico ainda continue até ao equinócio de outono, que acontece no dia 22 de setembro de 2025, às 18:19 (GMT), o outono climatológico arrancou hoje. O que é que isto significa para o estado de tempo?
Parece que os dias mais frescos e húmidos vieram para ficar... pelo menos por enquanto. Este padrão deverá afetar mais as regiões Norte e Centro, especialmente a faixa litoral, ainda que a diminuição dos termómetros se sinta de Norte a Sul.
O dia de hoje, segunda-feira, 1 de setembro, marca o início do outono climatológico ou outono meteorológico, onde, em climatologia é definido sobretudo pela variação dos padrões atmosféricos, que em setembro já se mostram bastante diferentes comparativamente ao mês de agosto, por exemplo.
Para os climatologistas estas datas são fixas, pelo que o outono climatológico acontece entre o dia 1 de setembro e o dia 30 de novembro, diferindo das datas dos equinócios e solstícios que variam conforme o movimento de translação da Terra.
Outono climatológico arranca fresco e húmido no Norte e Centro do país
Especificamente na faixa litoral destas regiões, denota-se um estado de tempo já tipicamente outonal, com temperaturas máximas na ordem dos 20 ºC, vento moderado de oeste/noroeste e até alguma chuva, especialmente a oeste da Barreira de Condensação.

A chuva deverá manter-se por cá, especialmente no noroeste do país nos próximos dias, ainda que de forma pontual. O dia de hoje contou com alguma precipitação fraca a moderada no Norte do país e esta deverá regressar na manhã de amanhã, dia 2 de setembro, com maior expressividade no Minho, podendo estender-se até ao Douro litoral.
Amanhã, terça-feira, é expectável que a chuva ocorra logo a partir das primeiras horas da manhã, na região minhota, devendo persistir ao longo da maior parte do dia, estendendo-se ao resto da zona litoral Norte. Com o passar das horas e já nas últimas do dia, esta deverá dissipar-se, assim como a maior parte da nebulosidade, ainda que esta se possa manter na região a oeste da Barreira de Condensação.
Em relação às temperaturas, estas deverão aumentar de forma pouco significativa, sendo esperadas máximas entre os 19 ºC em Viana do Castelo e os 29 ºC em Lisboa.
Quarta-feira as nuvens regressam e os termómetros sobem no Sul
Durante a madrugada de quarta-feira, espera-se um aumento gradual da cobertura de nuvens em praticamente todo o país, assim como a chegada de mais um episódio de precipitação, que, ao que tudo indica, terá início no noroeste do país e, com o passar das horas, poderá estender-se ao resto da região Norte e Centro, com períodos de chuva fraca a moderada. Este episódio só deverá dissipar-se apenas nas últimas horas do dia.

Para além disto, as temperaturas máximas voltam a aumentar no Sul do país, podendo manter-se ou até mesmo diminuir ligeiramente no Noroeste do continente português, onde se esperam valores entre os 19 ºC em Viana do Castelo e Braga e os 30 ºC em Beja. Localmente os valores podem chegar aos 32 ºC no Baixo Alentejo e Algarve.
Reta final da semana praticamente sem chuva, mas poderá ser "sol de pouca dura"
Ainda que durante algumas horas de quinta-feira se possam registar períodos de chuva fraca no Minho, é expectável que o resto do país se mantenha seco e com boas abertas, principalmente o interior Norte e a Região Centro, onde a nebulosidade será mínima. Por sua vez, o Sul poderá cobrir-se de nuvens, ainda que com o passar das horas, já durante a madrugada de sexta-feira, seja esperada a dissipação das mesmas.
Também na quinta-feira, dia 4 de setembro, poderá denotar-se uma descida pouco significativa das temperaturas máximas, principalmente nas regiões do Alentejo e Beira Baixa, devendo os valores manter-se entre os 20 ºC em Viana do Castelo e os 30 ºC em Faro.

Sexta-feira poderá ser o dia mais quente da semana, com os termómetros a subirem em todo o país, especialmente na faixa interior e Sul do país. Desta forma, os valores irão oscilar entre os 20 ºC em Viana do Castelo e os 34 ºC em Beja, devendo, localmente, serem registados até 36 ºC no Baixo Alentejo. Este dia não conta com previsão de chuva, mas poderá ser parcialmente nublado, com tendência a tornar-se geralmente limpo com o passar das horas.
No sábado a nebulosidade poderá cobrir todo o país e adivinha-se a chegada da chuva. Esta, que se deverá a uma frente fria, não deverá incidir sobre o país ao longo do dia, mas segundo as atualizações mais recentes do ECMWF, poderá cair nas primeiras horas da madrugada de domingo, como podemos observar no mapa acima.
Para além disto, as temperaturas diminuem em todo o país, ainda que de forma pouco significativa, sendo esperados valores máximos entre os 19 ºC em Viana do Castelo e os 32 ºC em Beja.