Chuva regressa a Portugal este fim de semana: superfícies frontais condicionam o tempo nestas regiões

A chuva regressa a Portugal depois de se ter registado uma acalmia nas temperaturas. Fique a saber mais, prepare o seu fim de semana e o início da semana tendo em conta a nossa previsão!

A semana que agora termina ficou marcada, do ponto de vista meteorológico, pela descida generalizada das temperaturas. Para o fim de semana que agora começa, na transição entre o mês de agosto e o de setembro, acontece mais uma mudança: o regresso da chuva! A partir de hoje e principalmente amanhã, uma superfície frontal fria trará chuva na forma de aguaceiros, principalmente nos territórios a Norte do Rio Tejo.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

De resto, esta situação não se cingirá ao fim de semana, já que o início da semana também ficará marcado pela descida das temperaturas e pela possibilidade de ocorrência de aguaceiros. O início do outono meteorológico que coincide com o início do mês de setembro parece estar a fazer jus à sua condição.

Último fim de semana de agosto com previsão de aguaceiros para algumas zonas

A iniciar já hoje, a chuva na forma de aguaceiros vai afetar o território continental, de Noroeste para Sudeste, sendo que as temperaturas continuarão a sua trajetória descendente. Amanhã, a chuva poderá ocorrer um pouco por todo o território, mas será mais frequente e persistente no Noroeste (distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto).

Nebulosidade
Tal como tem sido hábito nos últimos fins de semana, os dias começam com forte nebulosidade, que acabará por se dissipar quase na totalidade ao longo do dia.

O vento vai continuar a soprar com alguma intensidade, sendo que na parte da tarde as rajadas no litoral e nas terras altas poderão ultrapassar os 50 km/h. No que toca às temperaturas, as mínimas deverão variar entre os 11 ºC da Guarda e os 19ºC de Lisboa e Faro. As máximas deverão variar entre os 19 ºC da Guarda e os 29 ºC de Faro. De resto, as temperaturas máximas mais elevadas continuarão a registar-se no distrito de Faro.

A previsão de chuva estende-se, pelo menos, até dia 3 de setembro (quarta-feira).

Para os Açores, o último dia de agosto será de céu pouco nublado nas ilhas do Grupo Ocidental (Flores e Corvo), bem como nas ilhas do Faial e do Pico. Já as restantes ilhas do Grupo Central e as do Grupo Oriental podem esperar mais nebulosidade, sem que esteja prevista chuva. As temperaturas mínimas poderão variar entre os 18 ºC e os 20 ºC, sendo que as máximas deverão oscilar entre os 22 ºC e os 24 ºC.

Rajadas de Vento
O vento também continuará a marcar a atualidade meteorológica. Este elemento climático tem dificultado o combate a alguns incêndios que ainda vão surgindo no nosso país.

Em contracorrente estará o arquipélago da Madeira, nomeadamente a ilha principal, já que a nossa previsão aponta para um dia de domingo chuvoso, tanto na vertente Norte como na vertente Sul. Apenas a ilha de Porto Santo escapa a esta previsão, estando previsto um dia de céu pouco nublado ou limpo. As temperaturas mínimas poderão variar entre os 19 ºC e os 22 ºC, sendo que as máximas deverão oscilar entre os 24 ºC e os 27 ºC.

Muda o mês, mantém-se a toada

O início da semana coincide com início do mês de setembro e o início do outono meteorológico. Teremos, provavelmente, milhares de portugueses a regressarem às suas rotinas laborais, depois de um merecido período de férias e o próprio estado do tempo parece ajudar. Na segunda (1) teremos uma ligeira pausa na chuva, mas que resultará num reforço, logo na terça (2).

Temperaturas
As temperaturas máximas nos próximos dias continuarão a descer, ficando abaixo dos 30 ºC em quase todas as geografias, logo no primeiro dia de setembro.

Para estes dias, as temperaturas continuarão a descer, com especial destaque para as mínimas que já estarão próximas ou mesmo abaixo dos 10 ºC em certas áreas do país. Na terça-feira (2), as temperaturas mínimas deverão oscilar entre os 8 ºC da Guarda e os 17 ºC de Lisboa. Já as máximas deverão variar entre os 19 ºC da Guarda e os 29 ºC de Beja e Faro.

Chuva Portugal
Associada à baixa da temperatura surge a precipitação na forma de aguaceiros que deixará uma maior acumulação no Noroeste do Portugal continental.

Para os territórios insulares a nossa previsão aponta para temperaturas ligeiramente abaixo do que é normal, mas mesmo assim bastante agradáveis. Na segunda-feira (1) não se prevê chuva em qualquer ilha, situação que muda no dia de terça-feira (2) onde são esperados aguaceiros nas ilhas do Grupo Ocidental dos Açores. Neste arquipélago a nebulosidade, de forma geral persistente, continuará a marcar o estado do tempo. As temperaturas mínimas poderão variar entre os 19 ºC e os 22 ºC, sendo que as máximas deverão rondar os 24 ºC/25 ºC.

Na Madeira também impera a nebulosidade nestes dias, mas já sem chuva, sendo que na terça (2) será mais persistente na vertente Norte da ilha, bem como na ilha de Porto Santo. As temperaturas mínimas poderão variar entre os 18 ºC e os 21 ºC, sendo que as máximas deverão oscilar entre os 23 ºC e os 26 ºC. A previsão de chuva estende-se, pelo menos, até dia 3 de setembro (quarta-feira).