Em breve uma massa de ar polar chegará a Portugal: “em 48 horas a temperatura máxima descerá até 6 ºC nestes distritos”

A chegada de um novo vale depressionário com ar polar provocará descidas de temperatura até 6 ºC, em 48 horas, em várias zonas de Portugal. Nalgumas capitais de distrito, terá de vestir um casaco logo pela manhã.

O calor extremo já passou à história, embora ainda haja verão durante algum tempo nalgumas zonas do país (sobretudo a sul do rio Tejo). O carácter das temperaturas nas próximas semanas em Portugal será marcado por altos e baixos. Nos próximos dias, um novo vale depressionário, associado a uma depressão cavada nas Ilhas Britânicas atravessará Portugal continental de oeste para leste, acompanhado por uma massa de ar mais frio.

No vídeo
A massa de ar polar avançará de oeste para leste, deixando atrás de si uma descida significativa das temperaturas em Portugal continental. Nalgumas zonas, as temperaturas máximas descerão até 6 ºC em cerca de 48 horas, isto é, entre este sábado, 30 de agosto, e segunda-feira, 1 de setembro.

A alternância de vales depressionários e breves incursões da crista subtropical darão lugar a uma “montanha-russa” das temperaturas, com subidas e descidas significativas nas próximas semanas.

Nas próximas 48 horas as temperaturas máximas poderão baixar 6 ºC nalgumas regiões

A massa de ar fresco associada ao vale depressionário iniciará a sua incursão no Noroeste de Portugal continental amanhã, domingo, 31 de agosto. As temperaturas máximas descerão entre 1 e 4 ºC de norte a sul da nossa geografia. A maior descida será registada nas regiões do interior Norte e Centro (distritos de Vila Real, Viseu, Bragança, Guarda e Castelo Branco), com descidas de 3 a 4 ºC em relação às máximas registadas este sábado (30).

A massa de ar polar será invulgarmente fria para a época do ano, provocando uma descida das temperaturas de norte a sul de Portugal continental.

Para amanhã - domingo, 31 de agosto - prevê-se que as temperaturas máximas variem entre 20 e 25 ºC no Minho, Douro Litoral e Região de Aveiro, mantendo-se próximas, por vezes ligeiramente acima dos 25 ºC no Nordeste Transmontano e geralmente a rondar ou até ligeiramente abaixo dos 20 ºC na Beira Alta.

Espera-se um ambiente outonal com temperaturas máximas frescas nas seguintes capitais de distrito: Viana do Castelo (20 ºC), Braga (23 ºC), Porto e Vila Real (21 ºC), Viseu (22 ºC), Bragança (24 ºC), Guarda (19 ºC), Aveiro (23 ºC). Algumas capitais de distrito mais a sul - como Coimbra e Leiria - também registarão máximas inferiores a 25 ºC.

Na segunda-feira, 1 de setembro, as temperaturas máximas descerão ainda mais, especialmente nas regiões do Interior e no Sotavento Algarvio. Prevê-se uma descida de 2 ºC nas capitais de distrito de Bragança (22 ºC), Guarda (17 ºC), Évora (28 ºC), Beja (27 ºC) e de até 3 ºC na cidade de Faro (27 ºC). Só nalgumas zonas do litoral e interior - tais como Aveiro, Leiria, Santarém e Castelo Branco - é que as temperaturas se manterão iguais ao dia anterior. As máximas diurnas serão inferiores a 15 ºC nas terras altas do Alto Minho (distrito de Viana do Castelo) e do Alto Tâmega (distrito de Vila Real).

Prevê-se que Bragança seja a capital de distrito que registe a descida de temperatura máxima mais acentuada entre hoje (30) e segunda-feira (1), ao passar de 28 ºC para 22 ºC em apenas 48 horas.

Nestas capitais de distrito o termómetro registará 10 ºC ou menos durante a noite

Devido à referida massa de ar polar e ao facto de as noites se estarem a tornar gradualmente mais longas, preveem-se temperaturas mínimas outonais em algumas zonas do interior Norte e Centro. Na noite de segunda (1) para terça-feira (2) já se estima que muitas capitais de distrito registem valores iguais ou inferiores a 10 ºC: Bragança e Viseu (10 ºC) e Guarda (8 ºC).

Temperatura mínima prevista na madrugada de terça-feira, 2 de setembro. Na noite de segunda (1) para terça (2), algumas capitais de distrito registarão mínimas iguais ou inferiores a 10 ºC.

Haverá outras capitais de distrito com valores semelhantes e perfeitamente outonais, tais como Viana do Castelo e Braga (12 ºC) e Vila Real e Portalegre (11 ºC). Esta frescura noturna será bastante contrastante com os 17 ºC previstos para Lisboa e Faro. Na grande maioria das cidades mais importantes próximas ao litoral as mínimas oscilarão entre 13 e 16 ºC.