Tempo nos Açores e Madeira até 5 de setembro: temperaturas inferiores ao normal e um rio atmosférico à espreita

Os arquipélagos portugueses vão registar temperaturas predominantemente abaixo da média climatológica de referência ao longo da primeira semana de setembro e do outono climatológico. Prevê-se ainda vários períodos de chuva e a possível chegada de um rio atmosférico.
Após uma segunda-feira (1) de setembro relativamente seca em ambos os arquipélagos - exceto nas terras altas e vertente norte da ilha da Madeira, onde houve aguaceiros fracos - espera-se uma mudança significativa no panorama meteorológico dos próximos dias, especialmente nos Açores.
Várias frentes e linhas de instabilidade cruzarão as ilhas açorianas nos próximos dias
Alguns vales depressionários situados no Atlântico Norte, mais próximos às Ilhas Britânicas, irão gerar frentes frias de fraca atividade e linhas de instabilidade que atravessarão o arquipélago dos Açores. A primeira será já na tarde de amanhã - terça-feira, 2 de setembro.
Depois de uma manhã muito nublada com abertas, o céu tornar-se-á gradualmente encoberto, sinalizando a iminente ocorrência de precipitação. Prevê-se que comece a chover de tarde, com a precipitação a passar a regime de aguaceiros à noite. O vento soprará de Sudoeste com intensidade moderada e rajadas até 50 km/h, rodando gradualmente para norte.

A linha de instabilidade - ainda na terça-feira (2) - chegará às ilhas centrais dos Açores. A manhã nublada com boas abertas dará lugar a céu encoberto para o fim da tarde. São expectáveis períodos de chuva fraca no período noturno. O vento soprará de Oeste, fraco a moderado, passando a soprar de Norte à noite. Quanto ao Grupo Oriental, o estado do tempo deverá manter-se estável e sem precipitação uma vez que a linha de instabilidade não deverá chegar a passar por lá.
Na quarta-feira (3) prevê-se tempo mais estável e seco no Grupo Ocidental. Porém, nos Grupos Central e Oriental o céu irá apresentar-se muito nublado, com boas abertas, tornando-se gradualmente encoberto e com períodos de chuva fraca a darem lugar a aguaceiros fracos posteriormente. O vento soprará de Norte ou de Oeste nos Açores no dia 3 de setembro e as temperaturas continuarão abaixo da média de uma forma geral, com as anomalias negativas mais proeminentes previstas para o Grupo Oriental (2 ºC abaixo da média).

Na quinta-feira (4) preveem-se períodos de céu muito nublado com abertas nos três Grupos. Somente no Grupo Oriental é esperada chuva fraca a partir da tarde. Nos restantes Grupos a probabilidade de precipitação é reduzida, mas pode ocorrer sob a forma de aguaceiros ou chuviscos fracos.
Na sexta-feira (5) um rio atmosférico poderá atingir todo o Arquipélago dos Açores, embora de forma parcial
Embora seja um cenário com algum grau de incerteza associado, os mapas de referência da Meteored indicam que um rio atmosférico poderá atingir de forma parcial os Açores, deixando períodos de chuva mais frequentes, intensos e generalizados a esta geografia insular. Além disso o vento também poderá aumentar de intensidade, com rajadas até 65 km/h, em particular no Grupo Ocidental.
Madeira com tempo geralmente seco esta semana, exceto nestas duas zonas da ilha
Amanhã - terça-feira, 2 de setembro - prevê-se céu geralmente muito nublado, com boas abertas na vertente sul da ilha da Madeira. Pelo contrário, na vertente norte e terras altas é provável a ocorrência de aguaceiros fracos. O mesmo cenário está previsto para quarta-feira (3) e quinta-feira (4).

Na sexta-feira (5) poderão ocorrer chuviscos ou aguaceiros fracos de madrugada na vertente norte e terras altas da ilha, mas para o resto do dia o cenário predominante sugerido pelos nossos mapas aponta para céu nublado com boas abertas.
Adicionalmente, estão previstas anomalias térmicas negativas entre terça (2) e sexta-feira (5), com temperaturas entre 1 a 5 ºC inferiores aos valores médios de referência. A zona onde estará mais fresco em relação ao normal será a vertente Norte, entre o Seixal e São Vicente.