Calor vai continuar em Portugal, especialmente nas regiões do interior: eis o que esperar do tempo da próxima semana!

Com algumas nuances, o tempo em Portugal continental, continuará quente e maioritariamente seco. Na próxima semana deverão persistir as temperaturas elevadas, principalmente no interior.
Apesar de termos sentido algum alívio das temperaturas, estas continuam elevadas em boa parte do território, ainda que com algumas variações. Os próximos dias deverão manter esta tendência.
Podemos observar a influência do fluxo de sudeste que contribuirá para a continuação de valores elevados de temperatura no interior do país, até meados da próxima semana.
Entre segunda e quarta-feira da semana que se adivinha, o tempo será maioritariamente seco e com temperaturas elevadas na faixa interior. No litoral denotar-se-ão alguns altos e baixos.
Depois de segunda-feira poderá dar-se uma descida das temperaturas no litoral
Segunda-feira, dia 7 de julho, será um dia seco e soalheiro em toda a geografia continental. Os valores máximos de temperatura deverão oscilar entre os 24 ºC em Aveiro e Viana do Castelo e os 36 ºC em Beja e Castelo Branco. Localmente, no Baixo Alentejo, os termómetros podem chegar aos 40 ºC. No Sotavento Algarvio podem registar-se até 38 ºC, assim como na Beira Baixa. A Norte, no Vale do Douro, o mercúrio não deverá ultrapassar os 36 ºC.

Terça-feira poderá contar com alguma nebulosidade junto à costa, no litoral Norte e Centro, a partir das últimas horas da manhã. No restante do território espera-se um dia com céu limpo.
Neste dia dar-se-á uma diminuição dos valores máximos de temperatura ao longo da faixa litoral, especialmente das regiões Centro e Sul. A costa alentejana não deverá registar mais do que 24 ºC e a costa oeste algarvia poderá contar com valores entre os 22 ºC e os 24 ºC.
Assim, as temperaturas máximas deverão variar entre os 25 ºC em Viana do Castelo e Aveiro e os 36 ºC em Évora e Beja. As regiões mais quentes do país poderão ser o Vale do Douro, a Beira Baixa e o Baixo Alentejo, com valores até 38 ºC.
Quarta-feira poderá ser o dia mais fresco para o litoral, após o início deste episódio de calor
Quarta-feira, que também será um dia seco e soalheiro, poderá contar com mais nebulosidade apenas ao longo de toda a costa, esperando-se um alívio acentuado das temperaturas ao litoral.
Desta forma, é expectável que os termómetros variem entre os 19 ºC em Viana do Castelo e os 33 ºC em Beja, Castelo Branco e Bragança. O Vale do Douro deverá mesmo ser a região mais quente do país neste dia, com o mercúrio a poder subir até aos 39 ºC. Outras regiões habitualmente mais quentes da faixa interior não deverão ultrapassar os 36 ºC, no caso da Beira Baixa, e os 37 ºC no caso do Baixo Alentejo.

Ainda assim, e tal como podemos observar no mapa acima, a região Norte e a faixa litoral de Norte a Sul, são as zonas com maior anomalia térmica positiva, mesmo com a descida das temperaturas prevista. Já no interior, apesar de os valores se manterem acima dos 33 ºC ou até mais a nível local, a anomalia chega a ser negativa, especialmente no Alto Alentejo.
O fluxo proveniente de sudeste irá contribuir para a persistência de valores elevados de temperatura no interior, tanto durante o dia, como durante a noite, ainda que, à medida que os dias passam, também se possa sentir um alívio das temperaturas noturnas nesta zona do país.