Tempo quente volta a "apertar" este fim de semana, mas também há risco de trovoada! Alfredo Graça responde quando e onde

Farto do calor intenso? Há boas, e más notícias, para todos os gostos e feitios em Portugal. O fim de semana arrancará com amenização das temperaturas, mas será caso para dizer "sol de pouca dura". E ainda há o risco de trovoadas!
Este fim de semana o calor abrandará temporariamente, com sábado, 5 de julho, a registar valores térmicos mais amenos.
Porém, o tempo quente e tipicamente veranil manterá várias regiões da unidade territorial de Portugal continental sob aviso amarelo devido à previsão de persistência de valores elevados da temperatura máxima.

Deste modo, entre hoje e até às 18:00 de domingo, 6 de julho, 7 distritos do Continente estarão sob aviso amarelo, sendo eles: Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja.
Apesar do abrandamento do calor no sábado, precauções com o tempo quente devem manter-se
Sábado, 5 de julho registará uma suavização das temperaturas, significando isto que, apesar da permanência do calor estival característico da nossa geografia, o tempo moderadamente quente requer cuidados redobrados, especialmente por parte dos grupos que, do ponto de vista demográfico, etário e socioeconómico, estão mais vulneráveis ao tempo de verão.
Mesmo assim, há várias zonas do país que ainda poderão ultrapassar o limite dos 35 ºC neste sábado (5), tais como: o Vale do Douro e os distritos de Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja.
Atenção ao risco de trovoada nestas zonas
As conhecidas nuvens de "trovoada de verão" - cumulonimbus ou nuvens de desenvolvimento vertical - costumam aparecer ocasionalmente no verão em Portugal continental. Podem dever-se às conhecidas bolsas de ar frio (gotas frias ou DINA's), ou também ao facto de as superfícies terrestres do nosso país estarem tão expostas ao aquecimento solar diurno.

Deste modo, o ar muito quente emanado pelas superfícies que estiveram a ser aquecidas, ascende, arrefece, formam-se as ditas nuvens já mencionadas com o ar a condensar-se gradualmente e, a possibilidade de precipitação passa a existir, sob a forma de aguaceiros esporádicos, mas por vezes fortes e destrutivos, não raras vezes sob a forma de granizo e muitas vezes acompanhados de trovoada.
De acordo com os mapas de referência da Meteored, a região onde a ocorrência de trovoadas é mais provável no próximo domingo, 6 de julho, é o Nordeste Transmontano (distrito de Bragança). No entanto, não se exclui a hipótese de que surjam noutros locais.
Domingo, 6 de julho com previsão de nova subida das temperaturas
Para domingo (6) espera-se uma nova subida das temperaturas máximas em Portugal continental, especialmente no interior Norte e Centro e nas regiões situadas a sul do rio Tejo.

Segundo se pode observar nos mapas elaborados pelo nosso Departamento de Meteorologia, com base no modelo da sua maior confiança (ECMWF), há várias zonas do país e capitais de distrito onde o termómetro alcançaria temperaturas iguais ou superiores a 35 ºC.
Os mapas meteorológicos da Meteored revelam que as zonas mais expostas ao tempo quente serão, sobretudo a Beira Alta, a Beira Baixa, o Alto Alentejo, o Alentejo Central, o Baixo Alentejo, o Sotavento Algarvio e algumas zonas do Vale do Douro (pertencentes aos distritos de Vila Real e Bragança). Nas mencionadas regiões o termómetro poderá registar máximas entre 33 e 38 ºC!