Alimentos do futuro. Alfândega do Porto acolhe a final da 9ª edição do Prémio ECOTROPHELIA Portugal

Há oito equipas finalistas. A equipa que sair vitoriosa, além do prémio, irá participar na competição ECOTROPHELIA EUROPE, que se realiza num dos maiores certames mundiais do setor agroalimentar: a feira ANUGA, em Colónia (Alemanha), em outubro.

Bebidas de fruta
As categorias dos produtos a concurso no Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2025 incluem: recheio/creme para barrar; bebida; snacks; acompanhamento; manteiga ou creme vegetal; molho e chocolate ou rebuçado.

O Centro de Congressos da Alfândega do Porto acolhe na próxima semana, no dia 9 de julho, a competição final da 9ª edição do Prémio ECOTROPHELIA Portugal.

Oito equipas de estudantes e investigadores universitários de todo o país vão apresentar as suas formulações para os alimentos do futuro. Falamos de produtos considerados “ecoinovadores”, que pretendem responder às tendências emergentes do mercado e às diversas dimensões da sustentabilidade.

Isto, sem esquecer aquilo que é essencial no que aos alimentos diz respeito, ou seja, o sabor, a textura, as propriedades organoléticas e a experiência de consumo, refere a Portugal Foods, entidade gestora do cluster do setor agroalimentar português e que organiza, desde 2017, a edição portuguesa do Prémio ECOTROPHELIA Portugal.

Perante um “júri exigente”, que inclui nomes da academia, da indústria agroalimentar, do ecossistema tecnológico e de diversas áreas conexas - como a gastronomia, o marketing e a comunicação -, mais de três dezenas de jovens vão defender os seus projetos empreendedores.

Chocolate
A equipa vencedora em Portugal ganha a oportunidade de participar na ECOTROPHELIA Europe, que coloca frente a frente os projetos vencedores de mais de uma dezena de países europeus.

Este ano, para a 9ª edição do Prémio ECOTROPHELIA Portugal, foram submetidas 20 candidaturas, que incluíram a participação de 77 alunos de 10 instituições de ensino do sistema científico e tecnológico nacional.

Destas, foram selecionadas as oito equipas finalistas, que estarão em competição no próximo dia 9 de julho, quarta-feira, na Alfândega do Porto.

Várias categorias de produtos

As categorias dos produtos incluem: recheio/creme para barrar; bebida; snacks; acompanhamento; manteiga ou creme vegetal; molho e chocolate ou rebuçado.

Os produtos a concurso vão ser postos à prova na próxima quarta-feira, 9 de julho. Além das análises sensoriais e das provas de produtos, os seus atores - um total de 77 alunos universitários portugueses que integram as 20 equipas - vão ter de defender a viabilidade económica do seu produto, assim como a proposta de valor agregada do mesmo, incluindo embalagem, design e plano de marketing.

No final, só uma equipa se sagrar vencedora, embora, diz a Portugal Foods, “todos os participante saem a ganhar”.

Representar Portugal na ANUGA

É que, além dos prémios monetários em jogo, as equipas finalistas terão acesso a um programa desenvolvido pelo EIT Food, a principal entidade europeia de inovação no setor alimentar e que é impulsionada pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), que une e dinamiza um ecossistema alargado de empresas, startups, centros de investigação e universidades a nível internacional.

A equipa vencedora em Portugal, além do prémio monetário, ganhará a oportunidade de participar na competição ECOTROPHELIA Europe, que coloca frente a frente os projetos vencedores das competições nacionais de mais de uma dezena de países europeus.

O concurso internacional decorrerá na feira ANUGA, em outubro, que se realiza na cidade alemã de Colónia e onde os participantes terão a possibilidade de aceder, em primeira mão, ao “estado de arte” da indústria agroalimentar mundial.

Organizado desde 2017 pela PortugalFoods, o Prémio ECOTROPHELIA Portugal tem o Alto Patrocínio da Presidência da República e o apoio da Câmara Municipal do Porto, UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, PORTIC – Porto Innovation Center, Associação Portuguesa de Nutrição, Market Access e Tasting Design.

alimentos
Oito equipas de estudantes e investigadores universitários de todo o país vão apresentar as suas formulações para os alimentos do futuro.

Envolve ainda o patrocínio do Crédito Agrícola, Água Monchique, Vieira, Food Lab (Continente), Casa Mendes Gonçalves, Novarroz, Grupo Primor, Grupo Super Bock, All the Way Travel e CBS – Creative Building Solutions.

A PortugalFoods, que é a entidade gestora do cluster do setor agroalimentar português e organizadora deste evento, agrega 200 associados. São empresas, entidades do sistema científico nacional da fileira agroalimentar e outras atividades conexas.