A mitologia das constelações: o cavalo alado Pégaso
Com este artigo, juntamos a quarta peça a um dos mais belos mitos da Grécia clássica. Estamos a falar do mito de Andrómeda, cuja salvação depende do cavalo alado Pégaso, montado por Perseu, que a salva das garras do monstro marinho.

O mito de Andrómeda deve ter sido muito precioso, com cerca de seis constelações para descrever a sua história. Grande parte do céu do norte é inteiramente dedicado a este conto mitológico.
Pégaso na mitologia
Na mitologia grega, Pégaso é o mais importante dos cavalos alados. Nasceu da terra encharcada de sangue da górgona Medusa, cuja cabeça Perseu cortou a pedido de Polidectes. E Pégaso está novamente ligado a Perseu no mito de Andrómeda.
Pégaso, inicialmente utilizado por Zeus para transportar raios para o Olimpo, a residência dos deuses, foi domado por Belerofonte, que o utilizou como montada para matar a Quimera, um monstro mitológico com cabeça de leão, corpo de cabra e cauda de serpente.
Após a morte do herói, causada pela queda de Pégaso, o cavalo alado volta para os deuses.
Perseu em Astronomia
Perseu é uma das mais antigas das 48 constelações enumeradas por Ptolomeu (astrónomo, astrólogo e geógrafo egípcio do século II d.C.) na sua obra Almagest. É uma constelação setentrional caracterizada por um grande quadrilátero (o quadrado de Pégaso), o que a torna facilmente reconhecível.

É composto por numerosas estrelas variáveis. As variáveis do tipo Mira (estrelas pulsantes) incluem R e S Persei; IM Pegasi está entre as variáveis eclipsantes; e IK Pegasi, uma candidata a uma explosão de supernova. Numerosos sistemas planetários encontram-se na direção desta constelação, incluindo o famoso 51 Pegasi.
51 Pegasi b foi o primeiro exoplaneta descoberto em 1995 (usando o método da velocidade radial). A semelhança desta constelação com a figura do cavalo alado é maior do que a das outras seis constelações míticas.
Visibilidade da constelação
A constelação de Pégaso é claramente visível todas as noites, de julho ao início do inverno, na direção nordeste.
Devido à rotação da Terra, as constelações, bem como toda a esfera celeste, giram em torno do pólo norte durante a noite. No entanto, devido à revolução da Terra em torno do Sol, mesmo que sejam observadas à mesma hora da noite, a sua posição no céu muda de semana para semana (movem-se no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio).

Para os entusiastas, recomendamos-lhe o poderoso software gratuito Stellarium. Permite-lhe ver o céu noturno e tudo o que nele existe, desde estrelas a constelações, planetas e outros objetos celestes, selecionando qualquer hora em qualquer data, recuando séculos ou milénios no passado ou avançando para o futuro. Este software também tem uma versão web que não requer instalação.