Véspera e Dia de Ano Novo: passagem de ano marcada por tempo seco e frio, de acordo com a Meteored

A influência de uma alta pressão poderá contribuir para uma maior estabilidade atmosférica sobre Portugal Continental, na passagem de ano. As temperaturas podem diminuir na madrugada do dia 1.
Parece haver boas notícias para quem gosta de passar o ano na rua e a ver o fogo de artifício. A mais recente atualização do nosso modelo de confiança, ECMWF, mostra-nos um cenário atmosférico estável para a noite do dia 31 de dezembro, ainda que frio.
As temperaturas poderão diminuir entre a madrugada do dia 31 de dezembro de 2025 e a madrugada do dia 1 de janeiro de 2026, dando lugar a uma transição de ano bastante fria em todo o país, sendo que os nossos mapas de anomalia térmica mostram valores de temperatura abaixo da normal climatológica para esse período.
A chuva regressa ao continente entre o Natal e o Ano Novo
Mas antes da passagem de ano, importa referir que uma depressão irá afetar a nossa geografia continental já a partir da madrugada de amanhã, sábado. Esta poderá ser mais expressiva no Sul do país, podendo originar períodos de chuva moderada a forte.

Ainda assim, com o passar das horas, esta instabilidade poderá estender-se à região Centro. Caso se verifique, e as previsões se mantenham, isto poderá resultar também em queda de neve na Serra da Estrela, durante a madrugada de domingo, dia 28. No entanto, é expectável que este episódio seja de curta duração, contando com uma dissipação total nas primeiras horas da manhã de domingo, dando lugar a um resto de fim de semana seco.
Tendência de tempo seco poderá manter-se até à passagem de ano
O arranque da próxima semana contará com tempo seco e parcialmente nublado em todo o território continental, dando o mote para o último dia do ano que deverá manter as mesmas condições.

Como podemos ver no mapa acima, a chuva manter-se-á afastada do continente, principalmente na noite de réveillon, o que permitirá os festejos ao ar livre, que por norma acontecem de Norte a Sul do país. No entanto, com maior incerteza, o nosso modelo de confiança, mostra a possibilidade de alguma chuva no Norte do país, entre o final do dia 1 e o início do dia 2 de janeiro. Ainda assim, e com vista aos festejos na rua, tenha atenção às temperaturas.
Apesar da ausência de chuva, o frio marcará presença
Como avançamos anteriormente, a madrugada de hoje foi bastante fria, tendo o IPMA emitido vários avisos de tempo frio para vários distritos de Norte a Sul. Estes estarão em vigor até às 6h de amanhã, onde também se esperam valores negativos em vários locais do interior Norte e Centro.
Todavia, é esperado um aumento das temperaturas, sendo que os valores negativos registados na madrugada de domingo poderão restringir-se apenas aos locais mais habituais, como a Serra da Estrela e as regiões montanhosas do Norte.

Estes valores deverão permanecer sem oscilações significativas até à madrugada do dia 31 de dezembro. No entanto, adivinha-se uma descida das temperaturas mais acentuada para a noite desse dia e a madrugada do dia 1. Os nossos mapas mostram diversos locais com valores negativos entre as 21h e a meia-noite do primeiro dia do ano, o que faz prever uma madrugada ainda mais fria.
Os locais onde os valores poderão ser mais baixos, coincidem com o interior Norte e Centro (onde os termómetros poderão baixar até -4 ºC), mas mesmo o interior dos distritos do litoral destas regiões (entre Viana do Castelo e Coimbra) poderão registar valores abaixo de 0 ºC. Esta descida levará a anomalias térmicas negativas bem pronunciadas, especialmente na Beira Interior, como podemos ver no mapa acima, ainda que todo o país registe estas anomalias.