Alfredo Graça avisa sobre o que chegará do Atlântico este sábado 27: Faro e 8 outros distritos expostos

Este sábado 27 uma pequena depressão deslocar-se-á para oes-sudoeste de Portugal continental, trazendo aguaceiros, por vezes localmente fortes e sob a forma de granizo, não se excluindo a possibilidade de trovoada e fortes rajadas de vento.

Nesta sexta-feira (26) pós-natalícia mantém-se um estado do tempo anticiclónico em Portugal continental, com céu geralmente pouco nublado ou limpo, embora com períodos de maior nebulosidade durante a tarde no Centro e Sul e à noite no Norte.

No vídeo
O tempo vai mudar temporariamente nalgumas regiões neste sábado (27). Estão prestes a confirmar-se as previsões avançadas pela Meteored no início da presente semana acerca da chegada de uma pequena depressão fria isolada, que ladeará a ‘ponte’ anticiclónica Açores-Escandinávia.

O aviso amarelo por tempo frio mantém-se ativo (até às 09:00 da manhã de sábado, 27 de dezembro) devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima em 11 distritos: Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real, Viseu, Coimbra, Bragança, Guarda, Castelo Branco e Portalegre. O vento do quadrante Leste vai soprando fraco, mas terá tendência a intensificar nas últimas horas do dia de hoje, agravando a sensação de frio.

Este sábado 27 uma pequena depressão fria isolada afetará algumas regiões de Portugal altitude

Os nossos mapas de referência revelam que, apesar do fim de semana predominantemente estável, seco e soalheiro, algumas regiões do país irão sofrer este sábado (27) uma mudança drástica do estado do tempo devido à aproximação de uma pequena depressão fria isolada, que deslizará ao longo da costa ocidental do Continente, (bolsa de ar frio em altitude e baixa pressão com reflexo à superfície), até que ao posicionar-se a sudoeste do Algarve, começará a produzir efeitos à superfície nalgumas regiões do nosso país.

Além da precipitação, outro dos elementos climáticos a ter em conta durante este curto episódio de instabilidade meteorológica será o vento Leste, que soprará por vezes forte, com rajadas até 70 ou 90 km/h.

Deste modo, prevê-se que o céu, inicialmente limpo ou pouco nublado, se torne gradualmente nublado (apesar de algumas boas abertas). A partir do fim da madrugada ou início da manhã de sábado (27) são esperados períodos de chuva ou aguaceiros no Algarve (distrito de Faro) e Baixo Alentejo (distrito de Beja), por vezes localmente fortes, podendo assumir a forma de granizo e sendo potencialmente acompanhados de trovoada.

Nas horas seguintes - desde o meio da manhã até à noite de sábado (27) - prevê-se que a precipitação, mais fraca, intermitente e dispersa, se estenda gradualmente de sul para norte para as regiões situadas entre os rios Mondego e Guadiana (grosso modo, região Centro) abrangendo várias zonas de 7 outros distritos do Continente, entre os quais: Setúbal, Lisboa, Santarém, Leiria, Évora, Portalegre e Castelo Branco. De forma isolada, poderá surgir algum aguaceiro em pontos dos distritos de Coimbra e Guarda.

A típica trajetória errática deste tipo de baixas pressões (depressão fria isolada) acrescenta uma grande incerteza às previsões, inclusive em prazos inferiores a 24 horas. Porém, tudo indica que este sábado (27) o Algarve e algumas zonas do Baixo Alentejo serão as mais atingidas por este curto episódio de instabilidade meteorológica.

Além disto, vislumbra-se que a conjugação do ar frio em altitude com a precipitação dê origem a queda de neve acima dos 1100 metros de altitude na serra da Estrela. Destaque ainda para outro elemento climático: o vento, que terá tendência a intensificar também nas regiões mais meridionais, em particular na faixa costeira a sul do Cabo Mondego, onde as rajadas poderão alcançar 70 km/h e nas terras altas, onde as rajadas poderão atingir 90 km/h.

De acordo com o modelo Europeu, apenas o Norte de Portugal continental escapará a esta pequena depressão fria isolada. Assim, para a Região Norte é esperado um dia de sábado (27) tranquilo, de céu pouco nublado ou limpo, com um aumento temporário da nebulosidade apenas durante a tarde.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

De um modo geral, apesar da ligeira subida das temperaturas mínimas em Portugal continental, ainda haverá formação de nevoeiro matinal, gelo e geada no interior da Região Centro e também no distrito de Portalegre. As temperaturas diurnas deverão baixar ligeiramente no Sul do país.

No domingo o tempo será anticiclónico, com instabilidade residual apenas nalgumas áreas

Prevê-se um domingo (28) predominantemente seco, estável e soalheiro em Portugal continental, com o céu a apresentar-se pouco nublado ou limpo a partir do meio da manhã. Haverá formação de geada no interior Norte e Centro e possibilidade de nevoeiro matinal nalguns locais. As temperaturas terão tendência a recuperar ligeiramente, pelo que os termómetros assinalarão uma pequena subida.

Este episódio instável será de curta duração, afetará o país de forma parcial (a região mais exposta será o Algarve - distrito de Faro) e não se prevê uma precipitação particularmente abundante. Porém, por vezes, haverá aguaceiros localmente fortes.

Porém, segundo as atuais previsões dos mapas da Meteored, a deslocação do centro de baixas pressões rumo a Marrocos no domingo (28) fará com que alguns ‘vestígios’ de instabilidade permaneçam sobre o nosso país: são expectáveis aguaceiros geralmente fracos e dispersos até ao início da manhã em algumas zonas do Centro e do Sul, especialmente em redor dos distritos de Coimbra, Guarda e Castelo Branco e em particular na área da Serra da Estrela, onde serão de neve nos pontos de maior altitude.

Nota ainda para o vento Leste: manterá uma intensidade geralmente fraca a moderado, podendo surgir pontualmente forte na faixa costeira e terras altas do Centro e do Sul, onde estão previstas rajadas até 70 km/h.

Quanto à precipitação, não se exclui a possibilidade de que persista até ao início da tarde nalgumas zonas do distrito de Faro e nalguns locais do interior do distrito de Beja. Para as restantes horas de domingo (28), o estado do tempo apresentar-se-á estável e sem precipitação, de norte a sul de Portugal continental.