A bicicleta mais inteligente do mundo é portuguesa

A inovação é o ADN da indústria nacional de duas rodas. Não se estranhe, por isso, que a bicicleta da Universidade de Aveiro esteja entre as mais avançadas. Descubra aqui o futuro da mobilidade suave.

ciclista ao por do sol
A indústria de bicicletas portuguesa lidera o mercado europeu há seis anos consecutivos. Foto: Duyệt Trần Văn via Pixabay

Com pouco mais de 2% da população da União Europeia, Portugal é o primeiro produtor de bicicletas do bloco comunitário. Com 1,8 milhões de unidades produzidas em 2023, segundo os dados mais recentes do Eurostat, o país mantém-se na liderança há seis anos consecutivos, vendendo principalmente para Espanha, França e Alemanha.

Sem fazer grande alarido, a indústria de duas rodas portuguesa está a usar a inovação tecnológica para se destacar no mercado internacional.

No Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes (Centi), em Vila Nova de Famalicão, estão a ser desenvolvidos, por exemplo, casacos refletores, com fios eletroluminescentes, mochilas feitas com materiais reciclados que sinalizam mudanças de direção e alertam para travagens bruscas ou ainda punhos ergonómicos com sensores e atuadores, que vibram com a proximidade de veículos, travagens e perigo de quedas.

Um novo paradigma da mobilidade suave

É neste ambiente de pura criatividade e inovação que surge agora a Bicicleta Inteligente Conectada desenvolvida pela Universidade de Aveiro. Não se trata somente de um clássico veículo com duas rodas, um quadro e uma dúzia de peças.

Comunicando através de WiFi, ITS-G5 e 5G, o novo modelo é capaz de detetar obstáculos, enviar alertas ou monitorizar as condições do ciclista e do meio envolvente.

Para melhorar a segurança dos utilizadores, a bicicleta está apetrechada com sensores biométricos nos punhos do guiador. Os dipositivos medem a pulsação cardíaca do ciclista, aumentando a potência elétrica sempre que for preciso compensar o esforço do condutor.

holograma de ciclista
As inovações da bicicleta inteligente incluem capacete que projeta hologramas, deteção de obstáculos, alertas para perigos ou medidores de pulsação cardíaca. Foto: David via Adobe Stock

A bicicleta está também equipada com um capacete que projeta um holograma na viseira com informações sobre segurança. Com o apoio da inteligência artificial e sensor LiDAR, o ciclista saberá com antecedência que obstáculos irá encontrar na via ou os veículos que se se estão a aproximar da sua traseira.

A bicicleta também envia mensagens de alerta a utilizadores que estão vulneráveis na estrada, permitindo adotar uma condução defensiva. Entre outras tecnologias, o veículo possui também uma gestão térmica adaptativa da bateria, que permite aumentar a sua durabilidade e segurança.

Pedalar no mercado nacional e além-fronteiras

Os projetos da Universidade de Aveiro estão a ser desenvolvidos em parceria com a fabricante portuguesa LightMobie, no âmbito de um programa financiado pelo PRR para incentivar a mobilidade suave.

O que se espera é que as inovações possam ser integradas nas bicicletas da construtora até meados de 2027. O objetivo é não só conquistar o mercado nacional, como pedalar além-fronteiras, chegando ao resto da Europa e aos Estados Unidos. Esse é aliás o caminho que que o setor tem percorrido nos últimos anos.

Nove em cada 10 bicicletas em Portugal vão para o estrangeiro, segundo os dados da Associação Nacional da Indústria de Duas Rodas (ABIMOTA).

Com pouco mais de meia centena de fabricantes, maioritariamente concentradas no Norte e Centro, o setor é atualmente um dos principais produtores no mercado global. A maior montadora da Europa está, por exemplo, em Vila Nova de Gaia com a RTE a produzir mais de um milhão de unidades em exclusivo para a Decathlon.

Vale “florescente” do ciclismo português

Mas o concelho de Águeda é que é um autêntico berçário de bicicletas, concentrando alguns dos complexos industriais mais importantes - motivo aliás para o diário francês “Le Monde” já ter batizado o município de “florescente vale do ciclismo português”.

Fábrica de bicicletas
O Norte e Centro concentram a maioria da produção de bicicletas, com destaque para o município de Águeda, com fábricas que exportam para vários pontos do mundo. Foto: Chainarong via adobe stock

É neste concelho – onde nasceu a histórica motorizada Famel - que está a LightMobie a única empresa portuguesa que produz todos os componentes das bicicletas e docas de bike sharing para cerca de 50 municípios portugueses.

É aqui também que se encontra a A.J. Maias a produzir também em exclusivo para cadeia francesa Decathlon, a FJ Bikes Europe, do grupo Fritz Jou Manufacturing (Taiwan), o maior fabricante de bicicletas asiático, a Miranda & Irmão, uma das primeiras a chegar ao concelho há 70 anos ou a InCycles, que exporta para a União Europeia, Reino Unido, Estados Unidos, Norte de África e América Latina. É caso para concluir que as bicicletas portuguesas já estão a pedalar pelo mundo.

Referências da notícia

UA apresenta protótipo de bicicleta inteligente para aumentar segurança dos ciclistas – Universidade de Aveiro

Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes (Centi)

EU production of bicycles down to 9.7 million in 2023 - Eurostat