
O buraco do ozono está prestes a abrir-se, segundo as previsões do ECMWF. O modelo prevê que isto possa acontecer já esta semana. Será isto anómalo para a época do ano?
Meteorologista formada pela Universidade de Valparaíso, Chile. Viviana é Mestre e Doutora em Ciências na área da Meteorologia pela Universidade de São Paulo, Brasil. Especializou-se em modelação regional para o estudo de circulações locais, impactos de superfícies urbanas na atmosfera, transporte e dispersão de poluentes atmosféricos. Realizou Pós-Doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Eletrotécnica da UTFPR, Brasil.
Enquanto estudava no Chile, e mais tarde no Brasil, foi professora assistente de meteorologia sinóptica. No início da sua carreira, trabalhou como meteorologista e apresentadora do tempo na Rádio Valentín Letelier, Universidade de Valparaíso. Atualmente é diretora da MeteoData no Brasil, empresa que presta serviços na área de análise de dados e tecnologia da informação. No Chile, realiza trabalhos de divulgação e consultoria científica através da Nimbus Meteorología na área das ciências atmosféricas. Desde setembro de 2019 é redatora-chefe e coordenadora da secção de notícias da Meteored no Chile.
O buraco do ozono está prestes a abrir-se, segundo as previsões do ECMWF. O modelo prevê que isto possa acontecer já esta semana. Será isto anómalo para a época do ano?
Um eclipse solar muito raro ocorrerá dentro de 3 semanas e será visível do Hemisfério Sul. Em que países e territórios será visível? Contamos-lhe mais aqui.
Lamentável. Mais uma vez, pessoas inocentes são cercadas pelo fogo e perdem tudo num trágico incêndio florestal que começou poucos dias antes do Natal. Bombeiros e brigadas trabalham para conter as chamas.
Para além do impressionante vídeo do momento em que o pulso eruptivo do vulcão Láscar ocorreu, há imagens da pluma de vapor, fumo e cinzas captadas por satélites. A área está em alerta amarelo.
A nave da missão DART alcançou Dimorphos a 26 de setembro, numa tentativa inédita de desviar um asteroide e testar as capacidades de defesa do nosso planeta contra possíveis impactos do espaço. Finalmente, a NASA confirmou o seu estrondoso sucesso.
Fomos testemunhas de um acontecimento histórico no que diz respeito à defesa do nosso planeta contra possíveis impactos de asteroides. Foi assim que a nave espacial DART colidiu com o asteroide Dimorphos quando pretendia mudar a sua órbita.
Após a tentativa falhada da passada segunda-feira (29), a primeira fase da missão Artemis tem uma nova data para chegar à Lua e a uma nova era espacial para a Humanidade.
A degradação e perda de habitat, os efeitos das alterações climáticas e das doenças levaram à diminuição alarmante de indivíduos desta icónica espécie da Austrália. O que será feito para evitar o seu desaparecimento?
Já se estão a espalhar as imagens e vídeos impressionantes do tsunami gerado pela enorme explosão do vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha'Apai. Aqui estão algumas delas.
O cometa descoberto este ano surpreende pelo seu enorme tamanho e a sua extraordinária proximidade ao nosso Sol em relação a outros objetos celestes do mesmo tipo.
A importância de determinar se este novo exoplaneta tem ou não uma atmosfera, reside na possibilidade de que outros planetas rochosos, com as mesmas características, possam também ter uma. Isto abriria a possibilidade para super-terras habitáveis.
Tempestades severas tomaram conta do norte da Argentina causando inundações, granizo e trovoadas. O vento forte tem causado danos nas instalações elétricas em várias cidades. Estes são os registos do que aconteceu.
A fosfina é o elemento inicialmente detetado pelo telescópio James Clerk Maxwell no Havai e foi confirmado pelo radiotelescópio ALMA. O elemento pode ser um indício da vida naquele planeta.
Vários são os fatores que desencadearam os perigosos níveis de contaminação na cidade de Nova Deli. As concentrações extraordinariamente elevadas de contaminantes estão a colocar em perigo a vida de milhões de pessoas que ali vivem.