Chile: trágico incêndio florestal em Viña del Mar consome centenas de casas

Lamentável. Mais uma vez, pessoas inocentes são cercadas pelo fogo e perdem tudo num trágico incêndio florestal que começou poucos dias antes do Natal. Bombeiros e brigadas trabalham para conter as chamas.

O relatório emitido pela ONEMI nas primeiras horas da manhã relatava que 100 casas foram afetadas nos setores Tranque Forestal e Población Felipe Camiroaga pelo violento incêndio florestal que se propagou rapidamente em Viña del Mar. Segundo informações comunicadas por Biobio Chile, este número quintuplicou: 500 casas foram danificadas e duas pessoas morreram em consequência do incêndio florestal, segundo a delegada presidencial para a Região de Valparaíso, Sofía González.

A gravidade do incêndio que afetou Viña del Mar, que começou ontem, quinta-feira 22 de dezembro, levou à declaração de uma zona de catástrofe na comuna de Viña del Mar, para além de declarar um Estado de Emergência Constitucional de Catástrofe devido a calamidade pública. Durante a noite, as chamas avançaram por áreas mais povoadas, chegando mesmo perigosamente perto de edifícios localizados nas colinas de Viña del Mar.

As imagens mostram várias casas a arder em setores de Siete Hermanas, Forestal e Viña del Mar Alto. Brigadas de bombeiros de Valparaíso, Viña del Mar, Quilpué, Villa Alemana, Limache, Cabildo, Petorca, La Ligua, Zapallar, Casablanca, La Cruz, Quillota, Los Andes, San Felipe, Llay Llay, Putaendo e Santa Maria trabalharam para evitar que o fogo se propague a mais casas.

De longe, a situação do fogo que avançava era impressionante durante a noite. Foram criados abrigos nos liceus Benjamín Vicuña Mackenna, Guillermo Rivera e República de Colombia e no Hotel O'Higgins, segundo o informado pela CNN Chile.

Os Carabineiros do Chile também estão a apoiar o trabalho na Quinta Vergara, onde os focos de incêndio ainda estão ativos. O trabalho foi incessante durante as primeiras horas da manhã, tendo em conta as condições meteorológicas previstas para este dia, o que pode tornar o combate ao incêndio ainda mais difícil.

O vento intenso previsto para hoje nesta região do Chile (sexta-feira 23 de dezembro), juntamente com o aumento das temperaturas, são fatores que irão dificultar o combate aos incêndios. Mais unidades de bombeiros foram destacadas da Região Metropolitana para apoiar os que já trabalham em Viña del Mar.