Vídeo: fenómeno espantoso tinge o céu de cor-de-rosa numa cidade do Reino Unido durante a passagem da tempestade Goretti

Um espetáculo visual incrível foi o que aconteceu no Reino Unido nestes dias. No meio de uma queda de neve, o céu ganhou uma tonalidade cor-de-rosa, semelhante à cor de algumas auroras. Explicamos a origem do fenómeno.

O céu sobre a cidade de Birmingham, a cerca de 150 quilómetros a noroeste de Londres, no Reino Unido, ficou coberto de um impressionante tom cor-de-rosa. O fenómeno chamou a atenção dos habitantes da cidade, que encheram as redes sociais com fotografias extraordinárias do fenómeno.

A tonalidade assemelha-se a algumas das cores da aurora boreal, mas com o céu encoberto e sem relatos de atividade solar a atingir o planeta para perturbar suficientemente o campo magnético, a explicação para o fenómeno está certamente noutro lado.

A tempestade Goretti está na origem dos céus cor-de-rosa

O tempo instável, associado à passagem de uma tempestade sobre a Europa, é o principal responsável pelo fenómeno registado em Birmingham na noite de quinta-feira, 8 de janeiro.

Segundo as declarações do apresentador da meteorologia da BBC, Simon King, aos meios de comunicação internacionais, o céu cor-de-rosa teve origem na interação da luz com os cristais de neve e a cobertura de nuvens sobre a cidade nessa noite, associada à passagem da tempestade Goretti.

A fonte de luz associada à origem desta interação acabou por ser o St Andrew's Stadium, onde foram utilizadas luzes LED cor-de-rosa para iluminar o campo e restaurar a saúde da cobertura de relva. O Birmingham City Football Club partilhou uma imagem da luz projetada do estádio durante a noite através da sua conta no X.

Como King referiu à BBC, a presença de nuvens baixas e de neve pode tornar o céu mais refletor, amplificando o efeito da iluminação pública, da iluminação residencial ou, como neste caso, da iluminação utilizada num estádio de futebol.

O fenómeno, registado a partir de vários pontos da cidade, ganhou repercussão nas redes sociais. Um grande número de vídeos e imagens foram partilhados mostrando a tonalidade peculiar do céu e a neve que caía no momento do ‘céu rosa’.

A luz emitida pela iluminação no campo do Birmingham City Football Club passou por uma série de reflexões nos cristais da neve que caiu durante a noite. A luz refletida subiu até atingir as nuvens e, a partir daí, difundiu-se e pôde ser vista de diferentes pontos da cidade.