tempo.pt

Histórico: assim foi o impacto da nave da missão DART num asteroide

Fomos testemunhas de um acontecimento histórico no que diz respeito à defesa do nosso planeta contra possíveis impactos de asteroides. Foi assim que a nave espacial DART colidiu com o asteroide Dimorphos quando pretendia mudar a sua órbita.

Para alguns emocionantes, para outros assustadores. Assim foram os últimos segundos da aproximação da nave espacial DART (Double Asteroid Redirection Test) da NASA para os milhões de pessoas que assistiram à transmissão em directo do impacto deste primeiro teste 'real' dos sistemas de defesa planetários. O centro de comando da missão encheu-se de alegria e aplausos no momento em que foi alcançada com sucesso a primeira parte desta missão.

As fases progrediram como planeado, e poucos segundos antes das 00:15 h (hora portuguesa), a nave DART colidiu com o asteroide Dimorphos. As imagens da aproximação foram de um detalhe espetacular, onde foi possível observar parte da superfície e formas de Didymos, à medida que a nave avançava numa trajetória certeira de impacto rumo a Dimorphos, o mais pequeno deste sistema de asteroides binários.

Agora, a missão que atingiu um asteroide a 11 milhões de quilómetros do nosso planeta passará para uma nova fase, onde os dados obtidos deverão ser estudados para verificar se a órbita de Dimorphos foi desviada com sucesso. Este foi um passo importante para defender o nosso planeta dos potenciais impactos de asteroides que nos coloquem em perigo no futuro.