Lançamento da Artemis I para a Lua já tem nova data

Após a tentativa falhada da passada segunda-feira (29), a primeira fase da missão Artemis tem uma nova data para chegar à Lua e a uma nova era espacial para a Humanidade.

Missão Artemis 1; foguetão
Nave espacial Orion e o Sistema de Lançamento Espacial (SLS) em preparação para a descolagem para a órbita lunar. Imagem: NASA.

A NASA determinou que uma nova tentativa de lançar a missão Artemis I rumo à orbita da Lua será feita este sábado, 3 de setembro. A agência espacial norte-americana espera utilizar uma janela de duas horas, que começa às 14:17 h (18:17 UTC) deste primeiro fim de semana de setembro.

Na tentativa falhada da passada segunda-feira 29 de agosto não foi possível atingir a temperatura de -250 ºC nos quatro motores RS-25 do foguetão, necessária para descolar. Segundo informações divulgadas pela NASA, o problema ocorreu apenas no motor número 3, mas foi o suficiente para parar a contagem decrescente e suspender o lançamento. Durante o processo de preparação na passada segunda-feira, a equipa da agência também detetou uma fuga de hidrogénio de uma das mangueiras, mas informou que o problema foi resolvido através da redução do fluxo deste propulsor.

Que o tempo também esteja connosco

As equipas de meteorologistas da Força Espacial dos Estados Unidos estão de olho nas condições meteorológicas esperadas para o dia do tão aguardado lançamento. Neste momento, a previsão indica que sábado será uma jornada com condições favoráveis ao lançamento do foguetão que levará a cápsula Orion para a órbita lunar. Não obstante, está prevista a possibilidade de aguaceiros durante parte do dia, embora devam ser esporádicos durante o período da janela de lançamento.

Pressão e precipitação previstas; modelo ECMWF
Sábado deverá ser uma jornada tranquila na zona de lançamento. Só estão previstos aguaceiros fracos durante a janela de lançamento da missão Artemis I.

As várias equipas da missão reunir-se-ão novamente na quinta-feira, 01 de setembro, para verificar se está tudo em ordem para a "nova primeira tentativa" de regresso ao espaço em direção à Lua.

Artemis I: o primeiro de três passos para fazer regressar a Humanidade à Lua

A missão Artemis tem como grande objetivo estabelecer a presença a longo prazo de seres humanos na Lua. Tudo o que for aprendido durante as três fases da missão será utilizado na próxima grande etapa da exploração espacial: enviar astronautas a Marte.

Nesta primeira fase da missão Artemis será realizado um voo de teste não tripulado do Sistema de Lançamento Espacial (SLS, sigla em inglês) e da nave espacial Orion. A missão Artemis I deverá ter uma duração total entre 26 a 42 dias, desde a descolagem do SLS e Orion até ao regresso do módulo à Terra.

Se tudo correr conforme o planeado, será a vez da entrada em ação da Artemis II. Nesta missão, uma nave espacial tripulada será levada para a órbita da Lua, numa viagem de ida e volta, mas ainda sem colocar os pés na superfície lunar.

É esperado que o lançamento da terceira fase das missões Artemis seja levado a cabo em 2025.

Com Artemis III será a vez do regresso da Humanidade à Lua, que levará a primeira mulher e a primeira pessoa afrodescendente a pisar o nosso satélite natural. Na terceira fase da missão Artemis, a NASA pretende enviar missões tripuladas pelo menos uma vez por ano, cujo objetivo inicial será construir uma primeira estação espacial em órbita lunar e obter os conhecimentos necessários para "viver" na Lua.