tempo.pt

Vídeos impressionantes do tsunami e da erupção vulcânica em Tonga

Já se estão a espalhar as imagens e vídeos impressionantes do tsunami gerado pela enorme explosão do vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha'Apai. Aqui estão algumas delas.

As ondas já começam a deslocar-se para terra como resultado do tsunami, após a forte explosão do vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha'Apai em Tonga. Na estação oceanográfica perto da capital Nukaulofa, foi registada uma amplitude de 1,2 m.

Segundo aquilo que podemos ver nas imagens da nossa secção de satélites meteorológicos, a nuvem eruptiva começou a aparecer por volta da 04:30 h (hora portuguesa). A nuvem de cinzas e vapores expandiu-se rapidamente na atmosfera. Inclusive, é possível observar a poderosa onda de choque a deslocar-se pelo ar, em torno do vulcão e da nuvem.

Nas imagens partilhadas pelos habitantes da região, pode-se ver o desespero em fugir das ondas que varrem tudo no seu caminho: veículos, casas, vegetação.

As ondas poderão continuar a afetar as ilhas próximas da erupção durante as próximas horas, e até mesmo novas ondas de tsunami poderão ser geradas dependendo de como continuar a atividade do vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha'Apai.

No caso de um tsunami, não importa em que parte do mundo ocorra, recomenda-se a evacuação para os lugares mais elevados para evitar ferimentos e perdas de maior.