Custa a acreditar que nas últimas noites de abril já ouvimos os grilos à noite, algo mais típico do verão do que da primavera. O calor está a chegar cada vez mais cedo e eles apercebem-se disso.
Marc Redondo
Redator - 20 artigosDoutor em Informação e Comunicação pela Universidade de Barcelona com uma tese de Doutoramento sobre a comunicação das alterações climáticas, é também licenciado em Jornalismo pela Universidade Europeia de Madrid, mestre em Comunicação Social da Investigação Científica pela Universidade Internacional de Valência, mestre em Alterações Climáticas e Desenvolvimento Sustentável pelo Instituto de Investigação Sociológica e conta com um mestrado executivo em Administração e Gestão de Aeroportos e Companhias Aéreas pela Vértice Business School.
Desde 2001, trabalha como meteorologista nos meios de comunicação social. Fez boletins meteorológicos em várias estações de rádio catalãs e de Andorra, como a Radio Estudi Esplugues, a Ràdio Despí, a Ràdio Berga, a Ràdio Principat e a Ràdio Seu. Na televisão, estreou-se em 2005 no Canal Méteo. Desde 2007, apresenta a meteorologia em La Sexta, com uma curta licença de três anos na 13TV em 2014. Em 2013, realizou um projeto para a televisão pública da Arábia Saudita. Escreveu também artigos para revistas como Altaïr e Skipper.
É membro da Associação de Comunicadores de Meteorologia (ACOMET) e da Associação Catalã de Observadores Meteorológicos da Catalunha (ACOM).
Artigos de Marc Redondo
A cota da neve indica-nos a altitude a partir da qual podemos ver flocos de neve a cair, mas será uma cota negativa possível? Parece rebuscado, mas será mesmo?
Os temporais de frio que têm sido sentidos ultimamente em vários pontos do planeta fazem-nos levantar de até que temperatura pode o corpo humano aguentar e durante quanto tempo.
Durante várias décadas, as agências espaciais esqueceram-se da Lua, mas de repente, parece que agora todos correm para a conquistar novamente. Qual é a razão para isto?
A mudança da hora é um arranjo que o ser humano inventou para aproveitar melhor a luz solar, mas... será realmente eficaz? É mais complexo do que parece, e aqui explicamos-lhe porquê.
Neste momento já não resta qualquer tipo de dúvida sobre as consequências das alterações climáticas nas nossas vidas, mas... como estão a afetar e irão afetar o mundo do desporto?
O alvoroço causado pela queda descontrolada de um foguetão chinês e a grande quantidade de destroços espaciais em órbita da Terra obrigam-nos a colocar esta questão que pode parecer retirada de um filme de ficção científica.
Após vários dias de grande incerteza, o foguetão chinês que estava à deriva pelo espaço conseguiu atravessar a atmosfera e os seus destroços caíram no Oceano Índico sem causar vítimas.
Os satélites artificiais podem aguentar muitos anos em órbita, mas dependerá da sua altitude os os anos que conseguem resistir. Quanto mais elevados estiverem, mais tempo poderão viver no espaço antes de se desintegrarem.
As gemas ou pedras preciosas são dos materiais que mais valor económico têm. O que muitos desconhecem é que a sua origem tem de ser completamente natural, e é no espaço onde existem mais, embora os de origem sintética continuem a ser investigados.
O planeta em que vivemos parece ser a casa perfeita, mas agora foi descoberto um grupo de planetas que podem ter condições ainda melhores para albergar vida.
Quando estamos em casa em absoluto silêncio, algo normalmente acontece à noite. Por vezes ouvimos ruídos sob a forma de pancadas ou estalidos vindos da sala de estar ou de outra sala. O que poderia ser?
A Lua é o nosso único satélite e umas das coisas mais admiradas no céu noturno, mas surpreendentemente, os humanos não regressam desde 1972. Porque é que isto aconteceu e porque devemos regressar?
Depois de passar algumas semanas fora de casa no verão, é bastante comum encontrar plantas secas e aparentemente mortas no seu regresso. A maioria delas acaba no lixo, mas há muitas opções para as reanimar.
É inevitável suar com o intenso calor que faz no verão. O que a maioria das pessoas desconhece é a quantidade descomunal de suor que podemos chegar a produzir. Poucos adivinhariam. De quanto estamos a falar?
Por estes dias continua a falar-se muito da perda de energia que o Sol está a sofrer e o risco de uma nova idade do gelo. O que existe de correto em tudo isto? Como foi detetado?
No final de Abril, um asteróide de tamanho colossal deverá passar muito perto da Terra. O seu impacto pode ter consequências fatais. Há motivos para alarme? Que consequências pode ter?
Depois do temporal de neve que houve em Espanha por causa da tempestade Gloria, é importante recordar a diferença entre dois conceitos que muita gente confunde: altura e altitude.
Dados os últimos acontecimentos ocorridos em Veneza com as sucessivas inundações, muita gente está a planear visitá-la antes que seja impossível fazê-lo devido às alterações climáticas. Estaremos a exagerar?
Um dos maiores objetivos do ser humano nos últimos anos é o de cuidar do planeta. O que poucos imaginam é o que aconteceria à Terra se de repente deixássemos de contaminar.