Quanto frio pode o corpo humano suportar antes de congelar até à morte?

Os temporais de frio que têm sido sentidos ultimamente em vários pontos do planeta fazem-nos levantar de até que temperatura pode o corpo humano aguentar e durante quanto tempo.

Homem com a cara com neve
O corpo humano tem um limite de frio que não consegue suportar.

As últimas semanas de 2022 deixaram-nos imagens impactantes do frio e da neve. Tanto a tempestade de inverno Elliot nos Estados Unidos como a impressionante queda de neve no Japão fizeram manchetes a nível mundial em todos os meios de comunicação social. Infelizmente, em ambos os casos, o frio provocou a morte de dezenas de pessoas.

O corpo humano tem uma grande capacidade de adaptação a diferentes condições de temperatura. Primeiro, de um ponto de vista fisiológico, com vários processos como o suor no verão ou o tiritar ou a "pele de galinha" no inverno. Todos eles consomem uma grande quantidade de calorias. Mas também utilizamos outros métodos externos, tais como o ar condicionado no verão ou o aquecimento no inverno para evitar colocar as nossas vidas em risco.

Hoje vamos falar precisamente sobre o limite do frio que o corpo humano pode suportar: o que aconteceria se nos perdêssemos à noite numa montanha no inverno? Há dois fatores envolvidos nesta resposta: a temperatura, obviamente, e o período de tempo em que estamos expostos a esta temperatura.

Quando podemos morrer de frio

Todos nós temos uma sensibilidade diferente à temperatura exterior. Podemos ver isto no nosso escritório. Nunca conseguimos chegar a acordo sobre a temperatura entre um grupo de pessoas. Mas quando se trata de limites extremos, podemos colocar números exatos sobre o que um corpo pode suportar.

Tabela de sensação térmica de frio
Tabela de sensação térmica de frio. Fonte: AEMET

Na imagem acima podemos ver a tabela de sensação térmica de frio que a Agência Estatal de Meteorologia (Espanha) publicou no seu glossário. Dependendo do vento e da temperatura, o corpo experimentará uma temperatura ou outra, conhecida como sensação. Como exemplo, se estivermos a 0 graus de temperatura e o vento soprar a 80 km/h, a temperatura que o corpo vai sentir será 10 abaixo de zero.

Que temperatura podemos suportar? Na realidade, qualquer temperatura que o ar possa atingir instantaneamente, mas depende do tempo de exposição. A amarelo, laranja e vermelho, podemos ver quanto tempo podemos aguentar dentro de cada um destes valores. No amarelo, existe o risco de congelamento entre 10 a 30 minutos. Em laranja, dentro de 10 minutos. O mais extremo, o vermelho, indica que o risco de congelamento é inferior a 2 minutos. Este é o limite que os seres humanos podem suportar a baixas temperaturas.

Porque ficamos pálidos

Agora que sabemos o que podemos suportar, vejamos um dos efeitos que sofremos quando estamos num lugar muito frio: ficamos pálidos. A que se deve isto?

Quando está muito frio, o cérebro ativa ordens para regular a temperatura. Uma destas ordens é a constrição ou estreitamento dos vasos sanguíneos que passam perto da pele. É melhor que o sangue se afaste dos lugares frios e proteja áreas vitais como os órgãos. É por isso que a pele se torna pálida, porque menos sangue passa através dela.

Tudo muda em poucos segundos quando se entra num local quente, como em casa ou num café. Ficamos facilmente vermelhos e até nos sentimos sobreaquecidos. O sangue regressa ao seu lugar de uma forma milagrosa e o rosto é onde isso é mais visível.