
Com a publicação de um livro sobre a resiliência das cidades às alterações climáticas, cientistas propõem soluções para as comunidades mais vulneráveis. Quais são os pontos que eles abordam?
Licenciada em Meteorologia pela Universidad de La Habana (Cuba) em 2017 e Diplomada em Gestão Ambiental com menção em Ordenamento do Território, pelo Instituto Superior de Ciencias y Tecnologías Aplicadas (InsTEC), ligado à Universidad de La Habana. Desenvolveu a sua tese sobre a implementação de um sistema de previsão da radiação solar a muito curto prazo através de métodos de extrapolação de imagem, resultando num estudo de novidade científica em Cuba.
Laura Faz trabalhou durante dois anos na empresa de consultoria ambiental GAMMA S.A. em La Habana, ligada a projetos para a elaboração de estudos de risco natural e Planos de Redução de Catástrofes. É especialista na área da gestão de catástrofes naturais, e tem também experiência na implementação de Sistemas de Informação Geográfica (GIS) e conhecimentos em Marketing Verde. Fã de fotografia meteorológica, foi selecionada para participar no Photocamp Cuba da National Geographic em 2016.
Com a publicação de um livro sobre a resiliência das cidades às alterações climáticas, cientistas propõem soluções para as comunidades mais vulneráveis. Quais são os pontos que eles abordam?
É uma experiência inesquecível ouvir o sussurro do mar quando trazemos ao ouvido uma linda concha que encontramos na praia. É sem dúvida fascinante e enigmático... até que a base física que o explica seja descoberta.
O alto custo dos grãos do cacau levou a investigações para encontrar um substituto. Conheça como são produzidos os novos sabores que prometem ser tão deliciosos quanto o cacau verdadeiro.
Certamente já terá sentido um 'choque' desconfortável em mais de uma ocasião ao tocar certos objetos ou entrar em contacto físico com outra pessoa. A causa deste fenómeno é a eletricidade estática.
Em termos coloquiais, a atmosfera refere-se à “bolha de ar” que envolve a Terra e a protege. Descubra aqui porque sem ela a vida não seria possível, e outras informações.
A tendência para um maior envelhecimento da população a nível mundial é uma das transformações sociais mais significativas do século XXI. Um maior número de pessoas tem mais de 65 anos e com isso aparecem sinais que alertam para a deterioração cognitiva.
Os resultados de uma nova investigação apontam para a causa do aquecimento nas camadas mais externas do Sol. Utilizando observações com grandes telescópios e satélites, foi feita uma tentativa de responder a esta questão.
Se alguém lhe dissesse que viu um peixe cor-de-rosa com mãos, provavelmente não acreditaria. Contudo se as suas características morfológicas e o seu habitat fossem descritos, talvez assim pudesse acreditar. Aqui mostramos alguns animais que são surpreendentes e reais!
Apenas numa região do planeta é possível cultivar as plantas que dão o seu precioso fruto. Convidamo-lo a fazer uma viagem pelas maiores plantações de café do mundo e a conhecer onde começou a história da segunda bebida mais consumida.
Com o objetivo de criar materiais multifuncionais, os cientistas estudam os nanocristais e observam como se juntam para formar superestruturas compostas: desta vez, puderam ver este processo em tempo real.
Entre as descobertas mais incríveis do cosmos está a do estranho processo de chuva num exoplaneta a quase 640 anos-luz da Terra. Como é possível que o ferro fundido se precipite neste local?
A ocorrência de hibridização de animais na natureza evidencia o impacto das ações do Homem. Estaremos a exterminar a vida selvagem tal como a conhecemos?
Todos os modelos planetários sugeriam que o ouro e outros metais preciosos deveriam afundar-se no núcleo da Terra, devido às suas propriedades, mas são encontrados na crosta terrestre. Existe agora uma possível resposta a este mistério.
Na Terra, estamos habituados a ver as estações do ano com bastante clareza. Se dermos um passo atrás para perceber como são as estações nos outros planetas, teremos algumas surpresas. Consegue imaginar como é o inverno em Neptuno?
Após cinco tentativas falhadas, os Estados Unidos estão de novo a produzir energia líquida através da fusão nuclear. O método de confinamento inercial que constituiu um marco histórico em dezembro passado foi reproduzido. Falta agora torná-lo comercialmente viável.
Este verme redondo e microscópico, que permaneceu em estado de animação suspensa durante 46.000 anos nas profundezas geladas da Sibéria, foi reanimado em condições laboratoriais. Falamos-lhe desta descoberta científica.
Uma investigação recente propõe uma possível origem dos buracos negros, em particular dos supermassivos. Os astrónomos, na sua maioria chilenos, explicam-no pela colisão de estrelas num centro galático. Saiba mais aqui.
Com a sua digressão Music Of The Spheres, a banda britânica Coldplay está a impulsionar o futuro dos concertos sustentáveis. A sua visão é clara: utilizar energias renováveis e reduzir as emissões de carbono. Qual tem sido a sua estratégia?
A chuva torrencial registada no extremo norte da Península Antártica surpreendeu os investigadores que estavam in situ. O mais incrível foi a duração do evento: não parou de chover durante 12 horas! Porque tal aconteceu?
Os asteroides são detritos rochosos que sobraram da formação do Sistema Solar. Sabia que a maior parte deles se situa entre a órbita de Marte e Júpiter? Neste dia, convidamo-lo a aprender mais sobre a cintura de asteroides.