Nos outros planetas do Sistema Solar, as estações do ano são as mesmas que na Terra?

Na Terra, estamos habituados a ver as estações do ano com bastante clareza. Se dermos um passo atrás para perceber como são as estações nos outros planetas, teremos algumas surpresas. Consegue imaginar como é o inverno em Neptuno?

planetas
Os planetas do Sistema Solar, estando em órbitas diferentes, percecionam as estações do ano de forma diferente. Será esta a única razão?

As estações do ano são facilmente percetíveis na Terra através das mudanças de temperatura, mas também na duração do dia ou na distribuição da precipitação. Em todos os casos, o seu início e fim são marcados pelos solstícios e equinócios.

Os outros planetas do Sistema Solar também têm as mesmas quatro estações que nós, aqui na Terra, também designadas por inverno, primavera, verão e outono. A sua duração e as mudanças que ocorrem em cada planeta durante cada uma delas variam de acordo com certos fatores que determinam as estações, incluindo a distância ao Sol.

Em Vénus, as estações têm uma duração bastante curta; em Saturno, no entanto, cada estação pode durar até sete anos. Mercúrio, por outro lado, não tem estações discerníveis, dada a sua proximidade do Sol. E em Neptuno as estações são tão extremas que, se hipoteticamente vivêssemos lá, não viveríamos o tempo suficiente para conhecer todas as estações.

PlanetaDuração de uma estação
Vénus55-58 dias
Terra90-93 dias
Marte7 meses
Júpiter3 anos
SaturnoCerca de 7 anos
UranoCerca de 20 anos
NeptunoMais de 40 anos
Informação extraída da NASA.

Os astrónomos chamam ao momento em que o pólo norte de um planeta se inclina em direção ao Sol o "solstício de verão", explica a NASA. Por outro lado, quando é a vez do pólo sul, é o "solstício de inverno". Então, será que as estações do ano dependem apenas da inclinação do pólo do planeta?

Fatores que determinam as estações

As estações do ano na Terra ocorrem principalmente devido à inclinação do seu eixo de rotação em relação ao plano orbital. Quando o eixo aponta para o Sol, é verão para esse hemisfério e espera-se que seja inverno quando se afasta.

Como a inclinação é de cerca de 23,5 graus, os pólos da Terra nunca apontam diretamente para o Sol, mas no solstício de verão apontam o mais próximo possível e vice-versa. A meio da sua translação - quando o eixo está a 90 graus em relação à radiação solar que atinge a Terra - ocorrem os equinócios, onde começa a primavera e o outono.

estações
Um dos fatores que influenciam as estações do ano é a inclinação axial: na Terra, é a que mais define as estações.

No caso dos outros planetas do Sistema Solar, as estações do ano ocorrem principalmente devido a dois fatores: a inclinação axial e a distância variável ao Sol (excentricidade orbital), explica a agência espacial. A combinação destas características e de outras, como o tempo de rotação do planeta ou a composição e densidade da sua atmosfera, determina a duração das estações e os efeitos sobre o clima do planeta.

Estações do ano em planetas vizinhos

Se nos deslocarmos do Sol em direção à Terra, verificamos que o planeta mais próximo de nós é Vénus. Acha que é por isso que existem semelhanças entre as estações dos dois planetas? Vénus tem uma temperatura de superfície muito elevada - em média, cerca de 460 °C - e isto deve-se principalmente ao seu eixo de inclinação de 2,7 graus. Isto significa que há pouca diferença térmica entre o inverno e o verão.

Ao ter um eixo de rotação inclinado ou ao seguir uma órbita elíptica, ou ambos, podem ocorrer mudanças num planeta, dando origem às estações.

Finalmente, temos Marte, o outro planeta vizinho. As suas estações duram o dobro do tempo que as da Terra. Isto deve-se ao facto de ter uma órbita mais elíptica - ao contrário da nossa, que é quase circular - pelo que, em certas alturas do ano, recebe mais energia do que noutras, por estar mais próximo do Sol, segundo a ESA.

Marte também tem um efeito estranho na pressão atmosférica: a NASA relata que no inverno é 25% mais baixa do que no verão. Na próxima vez, dir-lhe-emos por que razão este acontecimento peculiar ocorre no planeta vermelho.