Primeiro fim de semana de junho com mais chuva, granizo e trovoada em Portugal

Junho mantém tendência de instabilidade atmosférica, em especial no Norte e Centro do país, esperando-se períodos de chuva e aguaceiros, por vezes sob a forma de granizo e trovoada em alguns distritos. Eis a previsão para o início deste mês!

tempo no fim de semana; junho; previsão; Portugal
Início de junho mantém previsão de instabilidade atmosférica, em especial nos distritos a norte do rio Tejo.

O mês de junho inicia-se, de um modo geral, idêntico à forma como terminou maio, com céu geralmente nublado, com períodos de abertas e aguaceiros dispersos, localmente fortes, podendo ser sob a forma de granizo e acompanhados de trovoada, com especial incidência nos distritos a norte do rio Tejo.

O dia de hoje começou com uma ligeira subida das temperaturas, sendo que a máxima deverá ser de 25 ºC em Castelo Branco.

Na sexta-feira prevê-se um cenário idêntico de instabilidade atmosférica com um aumento da probabilidade de precipitação nos distritos a sul do rio Tejo, à exceção de Faro, onde se espera céu geralmente limpo.

Neste dia, no arquipélago dos Açores está prevista chuva fraca a moderada, em especial nos grupos Ocidental e Central, com a temperatura máxima a atingir os 20 ºC na Horta (Faial).

youtube video id=Cuv-jgBoy30

No sábado prevê-se que a água se dê a conhecer no período da tarde em praticamente todo o território continental, esperando-se, também, céu globalmente nublado e aguaceiros acompanhados de trovoada.

Para este dia, na Madeira espera-se um dia de céu geralmente nublado com chuva fraca e persistente, em especial na costa sul da ilha. No Funchal aguarda-se uma temperatura máxima de 21 ºC.

Para domingo, a tendência é de desagravamento geral, com a trovoada a dar tréguas a sul do Tejo e no litoral Norte e Centro, prevendo-se, ainda assim, precipitação, em especial no interior Norte e Centro, onde se deverá fazer acompanhar de trovoada. São esperadas máximas de 22 ºC para Bragança.

Vídeos em Destaque